Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Consultas públicas

Fala Curitiba define as prioridades dos bairros para a LOA 2020

Fala Curitiba define as prioridades dos bairros para a LOA 2020. Foto: Divulgação

Já estão definidas as prioridades de cada região da cidade para compor a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020. As últimas reuniões do Fala Curitiba para definição das demandas aconteceram na sexta-feira (9/8).

Desde abril, quando as reuniões tiveram início, foram recebidas cerca de 24 mil participações da população, número maior que o dobro registrado no ano, quando foram 10.913 participações.

Agora em 2019, 57% das participações foram feitas pelo portal fala.curitiba.pr.gov.br, que registra todas as interações e faz o mapeamento das demandas. Cada Administração Regional definiu cinco prioridades para compor a LOA.

Fala Curitiba

O programa Fala Curitiba foi criado com a intenção de ampliar o debate e a participação popular na escolha das demandas prioritárias da cidade para a composição das leis orçamentárias.

As últimas reuniões para definição das demandas foram feitas na noite de sexta-feira (9/8) com os moradores da Regional Matriz e da Regional Boqueirão.

Na Matriz foram eleitas as seguintes demandas: aumentar o efetivo de Guardas Municipais nas ruas (203 votos); mais serviços oferecidos pela Assistência Social, com atenção especial à pessoa em situação de rua (182 votos); e melhorias no sistema de iluminação Pública, com trocas por lâmpadas mais potentes e eficientes (181 votos).

Também fizeram parte da lista, aumentar o patrulhamento e ações preventivas para segurança na região do Rebouças (153 votos) e fazer campanha para combate e prevenção ao uso de drogas nas escolas, com foco principal nas crianças e adolescentes (134 votos).

Na Regional Boqueirão os moradores elegeram as seguintes demandas: adequar o quadro de profissionais nas Unidades Básicas de Saúde da Regional (147 votos); mais patrulhamento com rondas na Praça Menonitas e viabilizar ações para combate e prevenção ao uso de drogas no local (135 votos).

Completam a lista os seguintes pedidos: ampliar os investimentos em saúde, priorizando a atenção primária (134 votos); melhoria na iluminação do Parque Náutico, com substituição por lâmpadas mais eficientes e luminárias LED (113 votos) e campanha de prevenção e ações voltadas para a prevenção do uso de drogas (99 votos).

Na noite de quinta-feira (8/8) foram feitas as votações finais com as regionais Portão/Fazendinha e na Regional Cajuru.

Todas as demandas apontadas pela população, eleitas ou não para compor a LOA 2020 serão encaminhadas para os órgãos responsáveis para análise e possível execução. O compromisso do programa Fala Curitiba é incluir na LOA as cinco prioridades eleitas de cada Regional e manter alerta na situação das demais prioridades possíveis de execução.

Presenças

Participaram das últimas reuniões os vereadores: Oscalino do Povo, Geovane Fernandes e Serginho do Posto; os administradores regionais da Portão/Fazendinha, Gerson Gunha, a do Cajuru, Adriane Cristina dos Santos, da Matriz, Dirceu de Matos, e do Boqueirão, Ricardo Dias; o secretário de Obras, Rodrigo Rodrigues; o de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, e o presidente do Imap, Alexandre Matschinske.