Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Praça histórica

Eufrásio Correia é revitalizada para voltar ao roteiro de lazer da cidade

Equipe do meio ambiente faz manuntenção na praça Eufrásio Correia. Curitiba, 07/02/2019. Foto: Luiz Costa/SMCS.

A Praça Eufrásio Correia, ao lado da Câmara Municipal de Curitiba, não é apenas um ponto de passagem para quem transita entre o Centro e o Rebouças ou é usuário das linhas de ônibus que param ou partem dali. Os moradores do entorno passeiam pela praça, levam seus animais de estimação e acreditam que, em breve, vão aproveitar ainda mais. 

Isso por que a Prefeitura de Curitiba e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente deram início a um trabalho de revitalização do local, que é tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Estado.

Além da recuperação do paisagismo – com podas e remoção de vegetação – será feira a recomposição dos caminhos internos de pedrisco, característica do projeto original. A Secretaria Municipal de Obras Públicas também vai revisar toda a iluminação pública.

“São medidas que vão melhorar a estética e também garantir mais segurança para quem passa ou frequenta o local”, diz o diretor de Parques e Praças da secretaria, Jean Brasil. Está previsto, ainda, o plantio de cerca de dez mil mudas de tagetes, begônias e sálvias.

Mais gente

Os trabalhos devem ser concluídos nas próximas semanas, mas os frequentadores já estão animados. O fotógrafo João Marcelo Paes Leme treina sua cadela, Fia, duas vezes por dia na praça e acredita que com a revitalização mais gente vai ocupar o espaço.

Ele relata que a presença da Guarda Municipal e da Polícia Militar já é de grande ajuda para a segurança, que pode melhorar ainda mais com a presença mais frequente dos moradores. “E esse cuidado que a gente percebe com os trabalhos de revitalização da praça é muito bem aceito. Além de clarear com a poda e a iluminação, organiza o espaço e vai trazer ainda mais gente”, prevê.

A aposentada Tânia Leal passeia pela praça diariamente com o cão Snoopy e já percebeu algumas melhorias. Ela cita a retirada de alguns arbustos e embelezamento do local. “Eu encontro pessoas caminhando e ainda quero ver mais. Estou gostando das mudanças, vão trazer mais segurança”, avalia.

História valorizada

Para a vereadora Julieta Reis, a atenção que a praça voltou a receber representa a valorização da história, de uma região que “tem um valor inestimável para a população.” Os trabalhos atendem, reforça Julieta, solicitação feita ao prefeito Rafael Greca pelos vereadores durante a abertura dos trabalhos da Câmara.

“Queremos o mesmo, que a população, que as famílias voltem para cá e essa estrutura deixe de ser subutilizada”, afirma. Ainda segundo a vereadora, está entre os planos da casa propor que a área faça parte das comemorações do Natal do Setor Histórico e sedie feiras e eventos gastronômicos aos finais de semana.

Pela localização, próxima à estação ferroviária, a praça Eufrásio Correia foi criada em 1885 como Largo da Estação. Apenas três anos depois passou a ser conhecida pelo nome que tem hoje. Lá podem ser vistos também a obra O Semeador, do artista polonês João Zaco, e um chafariz de ferro trazido da França.