A Prefeitura começou a instalação das estações-tubo da Linha Verde. "Serão parecidas com as já existentes na cidade, mas uma série de detalhes vai garantir mais conforto para os passageiros do novo corredor de transporte", diz o presidente da Urbs, Paulo Schmidt.
A montagem da primeira estação, a Santa Bernadethe, no Fanny, já permite perceber a primeira grande diferença: o tamanho das novas unidades. Formadas por arcos acoplados, como a junção de dois tubos, elas serão mais largas, mais altas e mais compridas. O diâmetro de cada tubo passa de 2,75 metros para três metros, o que significa também um pé direito mais alto. O comprimento das novas estações, de 30 metros, é três vezes maior do que o padrão, de 10 metros.
As novas estações serão implantadas de forma a permitir embarque e desembarque no mesmo nível (direto do ônibus para a estação- tubo, sem necessidade de degraus) não só dos ônibus Expresso mas também dos alimentadores que cruzam a antiga BR e que vão parar nas estações-tubo da Linha Verde. É que os Expresso têm uma plataforma móvel, acionada em cada estação. O novo desenho das estações da Linha Verde vai permitir a parada dos alimentadores na altura da porta da estação, o que dispensa a necessidade da plataforma.
Os vidros das novas unidades serão espelhados, reduzindo o impacto do sol dentro do tubo. Um sistema de climatização manterá a temperatura ambiente adequada e o passageiro não precisará usar a maquininha de validar o cartão transporte, porque ele será validado na própria catraca, ganhando tempo. Nas praças das estações-tubo também haverá totem para informações sobre a cidade, e sanitários para os cobradores e motoristas.
Piloto - A primeira estação-tubo nestas especificações começou a ser montada na interligação do binário Santa Bernadethe. Na próxima semana, deve começar a colocação dos vidros, uma das etapas finais da montagem. Na região já há placas indicativas de trânsito do acesso à nova estação e à Linha Verde.
Por ser a primeira dentro do novo padrão, a Estação Santa Bernadethe servirá de modelo para a montagem das demais. Nesta primeira montagem são feitos os ajustes que vão direcionar a montagem dos demais tubos.
No total serão oito estações no trecho entre os bairros Pinheirinho e Jardim Botânico - São Pedro, Xaxim, Santa Bernadethe, Fanny, Marechal, PUC, Avenida das Torres e UFPR. As estações São Pedro, Santa Bernadethe, Fanny e PUC serão também pontos de encontro das ruas que formam os binários de ligação entre os bairros situados em cada lado da antiga BR.
No total, a Prefeitura está reformando ou ampliando um conjunto de 30 ruas, que funcionarão em sentido único de trânsito. Estas ruas - aí incluídas avenida Marechal Floriano Peixoto, Anne Frank e Desembargador Westphalen - estão passando por uma reforma completa que inclui drenagem, pavimentação, iluminação, calçadas e paisagismo.
A Linha Verde é um conjunto de obras da Prefeitura de Curitiba, com financiamento parcial do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ela será o sexto corredor de transporte da cidade (os outros são os eixos Sul, Norte, Leste, Oeste e Boqueirão). Além da rede de transporte, a Linha Verde terá, no trecho em obras, 10 quilômetros de ciclovia, parque com 21 mil metros quadrados, horto-parque, 50 quilômetros de calçadas, faixas de estacionamento e avenida com quatro pistas de tráfego de sentido único em cada lado.
Estações-tubo da Linha Verde
Diâmetro maior vai garantir mais conforto ao passageiro
Embarque e desembarque dentro da estação também dos ônibus convencionais Climatização
Vidros espelhados
Totem com informações
Sanitários para motoristas e cobradores
Oito estações entre o Pinheirinho e o Jardim Botânico