Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Impulso à economia local

Escola de Inovação e Innovate Curitiba vão fortalecer profissionais e empresas do Vale do Pinhão

Prefeito Rafael Greca com o vice-prefeito Eduardo Pimentel, e o presidente da Agência Curitiba, Dario Paixão, lança a Escola de Inovação de Curitiba e o Innovate Curitiba em parceria com o Innovate World. Curitiba, 19/10/2023. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Com o objetivo de promover um futuro brilhante para empreendedores e talentos da capital e Região Metropolitana, o prefeito Rafael Greca e o vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, lançaram nesta quinta-feira (19/10) a Escola de Inovação de Curitiba.

A nova escola nasce no Dia Nacional da Inovação, com a assinatura do decreto de criação no Palácio 29 de Março. É mais uma ação da Prefeitura que fortalece o ecossistema de inovação curitibano, o Vale do Pinhão.

“A inovação é como a luz: tem de ser compartilhada, multiplicada, expandida para que, num horizonte de prosperidade, possamos ter um cenário cada vez melhor da humanidade que desejamos. A Escola de Inovação de Curitiba soma ao nosso Vale do Pinhão, ao preparar os moços e moças do nosso ecossistema de inovação”, destacou Greca.

 

Innovate Curitiba 

No evento, o prefeito também lançou o projeto Innovate Curitiba, ao assinar a parceria da Prefeitura com o Innovate World, projeto internacional de divulgação de lugares de inovação e cidades inteligentes, por meio da Global Village Publishing.

A capital paranaense é a primeira cidade da América do Sul a integrar o Innovate World, que já impulsiona outras 60 cidades de sucesso em inovação no mundo, como Dubai, Toronto, Chicago. “Curitiba tem DNA inovador e disruptivo, o perfil para ser a pioneira e servir de modelo para outras cidades sul-americanas”, disse o representante da Global Village Publishing no Brasil, Francisco Britto.

Promover as empresas ... 

O Innovate Curitiba é uma ação do Invest Curitiba, programa internacional de atratividade econômica do Vale do Pinhão lançado pelo prefeito Rafael Greca em setembro e vai resultar no livro Innovate Curitiba (em versão impressa e e-book), com previsão de lançamento na 5ª edição do Smart City Expo Curitiba, em março de 2024. 

A publicação vai apresentar cases de sucesso da cidade e das empresas curitibanas, especialmente das integrantes do programa Tecnoparque da Prefeitura e será importante ferramenta para atrair novos investimentos e oportunidades à cidade.

Além disso, Curitiba terá oportunidade de estreitar relacionamento com participantes do projeto, participar de roadshows, cursos e eventos internacionais.

... e promover os profissionais

Já a Escola de Inovação de Curitiba vai reforçar o potencial do Vale do Pinhão entre os curitibanos e vizinhos da RMC, ao oferecer qualificações em áreas estratégicas de inovação, por meio de capacitações, cursos, eventos, workshops, palestras. 

“Vamos promover os profissionais, os talentos da cidade, formando um contingente de pessoas capacitadas para as estratégias da inovação e da tecnologia para que Curitiba não tenha uma falta de talentos no futuro. A Escola de Inovação se espelha no sucesso das outras escolas de governo do município”, explicou o presidente da Agência Curitiba, Dario Paixão. 

Desenvolvido pela Agência Curitiba com apoio do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), o projeto da Escola de Inovação une-se a outros polos educacionais da Prefeitura, como a Escola Municipal de Turismo (EMT), a Escola Municipal de Sustentabilidade, e a Escola de Administração Pública (EAP).

Primeiras formações

O público do evento participou da primeira ação da Escola de Inovação, uma palestra, em formato reduzido, com o fundador da How Education e investidor da rede Curitiba Angels, Leandro Henrique Souza, que falou sobre Insights e Oportunidades em Inovação.

Já fazem parte da Escola os programas de capacitação e suporte ao empreendedorismo do Vale do Pinhão já em andamento: Bom Negócio; Curitiba Empreendedora; 1º Empregotech; Empregotech 40+; Empreendedora Curitibana e Paiol Digital. 

Novos cursos devem iniciar na primeira quinzena de novembro, nos formatos online e presencial, e uma ampla programação está sendo finalizada para o próximo ano.

Presenças

Participaram do lançamento da Escola e do Innovate Curitiba o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Marcelo Fachinello, e os vereadores Bruno Pessuti e Tico Kuzma; os secretários municipais de Planejamento, Finanças e Orçamento, Cristiano Hotz; da Educação, Maria Silvia Bacila; e para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Leverci Silveira Filho; o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zanin Feijó, e o assessor de Articulação Política, Lucas Navarro; o presidente do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), Maurício Pimentel; o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Antônio Gilberto Deggerone; os sócios fundadores do hub de inovação iCities, Beto Marcelino e Caio Castro; o coordenador da Escola de Inovação de Curitiba, Nicolás Ramírez; e representantes do ecossistema de inovação Vale do Pinhão.