Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade 156 Acesso à informação
Fortalecimento

Encontro promove networking entre afroempreendedores de Curitiba e região

Os afroempreendedores de Curitiba agora têm um lugar para fazer networking e promover rodadas de negócios na cidade.

 

Os afroempreendedores de Curitiba agora têm um lugar para fazer networking e promover rodadas de negócios na cidade. Na segunda-feira (14/10), às 19h, o auditório da Rua da Cidadania da Matriz, na Praça Rui Barbosa, vai receber a reunião mensal da Ascenda Paraná (Associação de Empresários e Afroempreendedores para o Fortalecimento do Afroempreendedorismo).

A reunião é aberta ao público e terá início às 19h. O grupo se reúne uma vez por mês e agora terá um local fixo para os encontros. A Rua da Cidadania da Matriz foi definida com ajuda da articulação da assessora de Políticas de Promoção de Igualdade Racial da Prefeitura, Marli Teixeira Leite. 

“Além das reuniões da Ascenda, a Prefeitura tem apoiado o afroempreendedorismo na cidade com feiras e outros eventos”, explicou Marli.

Sempre no último sábado do mês, a Praça Zumbi dos Palmares, no Pinheirinho, recebe uma feira com produtos de afroempreendedores de Curitiba e região metropolitana. Ao longo do ano também são feitas feiras no Memorial de Curitiba para mostrar o trabalho dos afroempreendedores. 

Black money

De acordo com Roberta Kisy Lourenço, da Ascenda Paraná, a reunião de segunda-feira (14/10) vai reunir empreendedores de vários segmentos, desde psicólogos, palestrantes, cabeleireiros, fisioterapeutas, doceiras e confeiteiras.

“São vários profissionais que se reúnem, desde diaristas até advogados. É bem abrangente, todo mundo que tem um negócio participa e está convidado para se reunir com a gente”, disse Roberta.

Os empresários e afroempreendedores da Ascenda Paraná também promovem o “black money”. Cada um compra o produto ou consome o serviço de alguém do grupo, todos se fortalecem em rede. 

Endereço fixo

Antes da Rua da Cidadania da Matriz, as reuniões da Ascenda eram itinerantes. Aconteciam cada mês em um comércio ou estabelecimento de um afroempreendedor diferente.

O rodízio de locais acabou enfraquecendo um pouco o projeto, pois algumas pessoas acabavam não indo por causa da distância.

Com apoio da Prefeitura, por meio da Assessoria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, e do vereador Herivelto Oliveira, o auditório da Rua da Cidadania da Matriz agora ficou definido como ponto fixo para as reuniões da Ascenda Paraná. 

A Ascenda existe em outros estados brasileiros e aqui em Curitiba começou as atividades em março deste ano. Na segunda-feira (14/10) será feito o oitavo encontro do ano.

Conheça mais sobre a Ascenda Paraná na página do Facebook

 

Serviço: reunião de empresários negros e afroempreendedores da Ascenda

Data: segunda-feira (14/10)
Horário: a partir das 19h
Local: Auditório da Rua da Cidadania da Matriz (Praça Rui Barbosa, 101, Centro)
Entrada gratuita