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Sustentabilidade

Em evento do C40, prefeito anuncia primeiro eletroposto público de Curitiba voltado para transporte de carga

Prefeito Eduardo Pimentel anuncia edital para primeiro eletroposto público da capital, voltado para veículos de carga, durante evento C40 Laneshift, no Memorial Paranista. Curitiba, 22/05/2025. Foto: Pedro Ribas/SECOM

O prefeito Eduardo Pimentel anunciou, nesta quarta-feira (28/5), a implantação do primeiro eletroposto público da capital voltado principalmente para veículos elétricos de transporte de carga. Eduardo participou da abertura do evento "Eletromobilidade no transporte de carga", promovido no Memorial Paranista pela Prefeitura de Curitiba em parceria com a Laneshift, iniciativa co-liderada pelo C40 Cities e The Climate Pledge pela descarbonização de frotas na América Latina e na Índia.

Durante o encontro, o prefeito também fez um balanço das ações de Curitiba para promover a sustentabilidade, como a aquisição dos primeiros ônibus elétricos, a isenção do pagamento de EstaR (Estacionamento Regulamentado) para veículos elétricos e ainda os testes realizados com caminhões elétricos na coleta de resíduos.

“Curitiba já está em transição para ônibus elétricos e para coleta de lixo via veículos elétricos. Mas nosso plano é acelerar a mudança também para veículos elétricos de transporte de carga, que é uma atividade realizada pela iniciativa privada", disse o prefeito.

"Vamos utilizar todas as ferramentas à nossa disposição para enfrentar a crescente crise climática e incentivar a substituição de veículos a diesel pelos sem emissões. Para isso, temos isenção de EstaR e vamos implantar o primeiro eletroposto público, que deve servir de base para outros na cidade no futuro”, disse o prefeito.

O edital do eletroposto deve ser lançado em junho, com prazo de 18 meses para entrada em funcionamento. O local vai funcionar com dois carregadores em uma área de 300 metros quadrados, segundo Pedro Romanel, diretor administrativo e financeiro da Urbanização de Curitiba (Urbs), responsável pelo projeto. 

“É um eletroposto que vai servir para táxis e veículos de aplicativos e principalmente para as transportadoras de carga que atuam na área urbana. A intenção é atender a chamada recarga de oportunidade desses veículos, para completar o abastecimento de energia até o fim das atividades, antes do retorno para a garagem. Há um número significativo de empresas de logística que vêm investindo em veículos elétricos e o eletroposto vem para dar suporte a iniciativas que estão alinhadas à sustentabilidade”, disse.

O eletroposto ficará ao lado da Rodoviária, no bairro Jardim Botânico, onde antes funcionava um posto de combustível. “É emblemático que o eletroposto estará em uma área que por 15 anos foi um local de abastecimento de combustível. Curitiba sai na frente quando o assunto é sustentabilidade. Os testes com caminhões de lixo também são referência na estruturação de uma avaliação deste nível do País”, elogiou Ilan Cuperstein, diretor regional para a América Latina do C40.

EstaR

Em parceria com a Laneshift, a Prefeitura tem trabalhado para divulgar a isenção do EstaR para veículos elétricos e facilitar o cadastro. Já são 57 veículos de transporte de carga e 2 mil veículos de passeio cadastrados. “Até o fim do ano, devemos chegar a 100 veículos de carga cadastrados para a isenção”, diz Pedro Romanel, da Urbs.

Atualmente são cerca de 20 mil vagas de EstaR em Curitiba, das quais 559 exclusivas aos veículos que fazem carga e descarga. “Isso facilita a operação logística das empresas que transportam mercadorias em geral, particularmente nas áreas mais centrais, barateia o custo das entregas programadas e atrai investimentos dessas empresas para a capital”, resume Alessandro César de Souza Alves, gestor de transporte comercial da Urbs.

Caminhões de lixo

Durante o evento, a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, fez um balanço dos testes com dois caminhões elétricos na coleta de lixo da cidade em julho e agosto do ano passado. “Foram resultados positivos não apenas na redução de emissões, mas também no bem-estar dos trabalhadores e da comunidade, já que os veículos quase não emitem ruído", disse ela. 

Os testes dos elétricos na coleta domiciliar representaram uma redução de emissões de 1.398 quilos de CO2 e, na seletiva, de 797 quilos de CO2 .

Atualmente está em teste um caminhão elétrico baú para coleta seletiva dentro do programa Lixo que não é lixo. Na próxima quinta-feira (29/5) entram em testes mais dois caminhões elétricos, sendo um deles para coleta de domiciliar e outro para retirada de resíduos no anel central da capital, dentro do programa Rosto da Cidade. 

Combate às emissões de carbono

A iniciativa Laneshift, cofundada pelo The Climate Pledge (uma parceria entre a Amazon e Global Optimism) e a rede C40, é um programa ambicioso projetado para combater as emissões de carbono no setor de transporte de mercadorias, focando especialmente veículos de transporte médio e pesado e as rotas que percorrem. 

Curitiba aderiu à Iniciativa Laneshift para Veículos de Carga Zero Emissão em julho de 2023, com a participação de várias secretarias e a área de relações internacionais do município.

Presenças

Também participaram do evento  o secretário estadual de desenvolvimento sustentável do Paraná, Rafael Greca, a presidente do Ippuc, Ana Jayme, o chefe de Relações Internacionais e do Cerimonial da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó e a assessora Gabriela Navarro Bassil , a procuradora geral do município, Vanessa Volpi, o controlador geral do município, Bruno Heraki Pandini