Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Dia da Árvore

Distribuição de mudas foi um sucesso no Bairro Novo

Distribuição de mudas de árvores nativas em comemoração do Dia da Árvore na Rua da Cidadania do Bairro novo. - Na imagem, Zulmira e Maria Domingues foram buscar suas árvores. Curitiba, 21/09/2021. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

Em poucas horas, as mudas de árvores disponíveis na Rua da Cidadania do Bairro Novo se esgotaram. A ação foi realizada em alusão ao Dia da Árvore comemorado nesta terça-feira (21/9), e foi realizada nas 10 regionais administrativas de Curitiba.

A distribuição começou às 8h e às 10h restavam poucas mudas do lote de 550 unidades que foram disponibilizados para a região.

Esse é o quarto mês que o Horto da Barreirinha descentraliza a entrega para a população. O objetivo é facilitar o acesso para quem quer tornar a cidade mais verde e incentivar a participação no Desafio 100 Mil Árvores para Curitiba.

Mesmo com a pandemia, a cidade já contabilizou o plantio de 150 mil mudas de árvores. O diretor de Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, José Roberto Roloff, disse que o objetivo neste segundo ano de desafio é chegar às 200 mil árvores plantadas.

Chácara arborizada

Gilson Nodatski, morador no Sítio Cercado, levou mudas de Guabiju, Gabiroba e Pitanga que serão plantadas na chácara que ele mantém no Ganchinho.

“Eu sempre planto árvores. Nessa minha propriedade, com exceção do local onde foi feita a construção, eu mantive todas as árvores. Só limpei o terreno e plantei grama”, disse.

Dona Maria Zulmira também levou exemplar das três espécies para plantar na casa do filho, no bairro Umbará. “Lá tem espaço e estas aqui vão se somar às outras árvores que existem lá”, disse.

Além de contribuir com a natureza, Dona Zulmira gosta de colher as frutas no pé. “É bom aproveitar a sombra também”, comentou.

Manejo das espécies

Além das mudas, os servidores da Rua da Cidadania estavam distribuindo folders com informações para o manejo das espécies. Também foi realizado um cadastro com informações de quais mudas foram levadas.

Poderão ser plantadas espécies como os ipês amarelo, roxo e roxo anão, uvaia, pitanga, araçá vermelho, palmeira imperial, entre outras.

Além do Guabiju, Gabiroba e Pitanga, foram ofertadas também mudas de Pau ferro, Sapuva, Jerivá, Cereja, Uvaia, Ipê roxo e Ipê amarelo.

Plantio consciente

A Prefeitura orienta a população sobre o plantio, que em áreas privadas pode ser realizado sem restrição. Já o plantio em via pública (em frente de casa ou em alguma área verde) precisa seguir algumas regras porque a cidade tem normas de urbanização, fiação elétrica e outras características que precisam ser levadas em consideração.