Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade 156 Acesso à informação
Vale do Pinhão

Delegação chilena conhece o Vale do Pinhão

Apresentação do Projeto Vale do Pinhão para delegação do Chile no Engenho da Inovação - Moinho Rebouças. Curitiba, 25/04/2017. Foto: Levy Ferreira/SMCS

Estudantes e professores da universidade chilena Alberto Hurtado estiveram nesta terça-feira (25/04) no Engenho da Inovação para conhecer o projeto do Vale do Pinhão, de incentivo a empresas inovadoras. Os 20 alunos foram contemplados pela universidade com a viagem para Curitiba como premiação aos projetos acadêmicos que apresentaram.

“Estivemos aqui, eu e alguns alunos e professores, em 1995 e pudemos levar algumas ideias inovadoras de Curitiba para o Chile. Agora, mais de 20 anos depois, vemos que a cidade continua com boas ideias e enfrentando uma crise nacional e global, minimizando os impactos para o cidadão”, comenta o diretor do programa de Inovação da universidade chilena Alberto Hurtado, Esteban Valenzuela.

Após a apresentação, feita pelo diretor técnico da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Tiago Francisco da Silva, os alunos debateram os principais pontos do projeto e a forma como ele pode inspirar as ações que estão sendo desenvolvidas no Chile, também integrando instituições públicas, privadas, universidades e parceiros.

“A internacionalização é um dos pilares do Vale do Pinhão e isso está sendo articulado com o apoio da assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba. Nesta apresentação, além de mostrarmos o que está sendo feito, ouvimos sugestões dos visitantes, que também desenvolvem projetos inovadores no Chile”, comenta Tiago.

A delegação chilena também visitou o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Urbanização S.A (Urbs), e o Workitiba Barigui, coworking do Complexo Imap Barigui.