Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Regional Tatuquara

Curitibinhas vibram ao conhecer aviões de perto

Crianças do CMEI Erondy Silvério no Tatuquara, vibram ao conhecer aviões de perto. Foto: Divulgação

Crianças do CMEI Erondy Silvério, no Tatuquara, viveram um dia mágico nesta terça-feira (25/6). Os curitibinhas foram visitar o Aeroclube do Paraná, no aeroporto do Bacacheri, e conheceram um pouco da história da aviação e foram ver de perto como é a cabine de um avião.

De acordo com a diretora do CMEI Lucineia da Rocha Drohomereschi, a aventura dos pequeninos foi construída pouco a pouco e começou dentro da sala aula. 

Os primeiros estímulos vieram do Projeto Vila Sésamo, de educação financeira para as famílias. As crianças são orientadas a sonhar, planejar e alcançar seus desejos. 

O segundo passo é colocar isso no papel de uma forma lúdica, através de um desenho. No caso do CMEI Erondy Silvério, a maioria das crianças demonstrou o desejo de viajar de avião. 

“Como o custo de viagem área para 48 crianças é muito alto, decidimos proporcionar pelo menos a visão de uma aeronave de perto”, disse Lucinéia. 

Foi aí que o projeto Linhas do Conhecimento entrou em ação e agendou um passeio até o Aeroclube do Paraná. A proposta do projeto é justamente essa: transformar Curitiba em uma imensa sala de aula.

“Foi emocionante ver como as crianças ficaram felizes com a experiência”, disse Lucinéia. 

A turminha também assistiu pela primeira vez pousos e decolagens das aeronaves bem de pertinho. 

Protótipo

Para marcar a experiência, o objetivo agora é construir um avião de brinquedo para deixar exposto no CMEI. A unidade já está em contato com engenheiros do aeroclube para materializar a ideia. O projeto Vila Sésamo já doou R$ 1 mil para apoiar a ideia. A ideia é concluir o avião de brinquedo em setembro.

Enquanto isso não acontece, o projeto Linhas do Conhecimento está preparando mais uma experiência marcante para estas crianças. Elas serão levadas até o aeroporto Afonso Pena para conhecer uma aeronave da companhia Azul, além de interagir com a tripulação.

As crianças foram recepcionadas no Aeroclube do Paraná pela equipe formada por Valquíria Cristina Ferreira, Thaysi Caroline Aparecida Enumo, Maicon Albino Wilsek, Claudionei José Zanelato, Leonardo Tobias Rocha Simas, Jakson de Matos Menino. 
Além de Lucinéia, o passeio também foi monitorado pelas professoras Ana Cláudia Collete Barbosa, Ângela Kimie de Brito, Elenice Vicente de Oliveira, Fernanda Erondy, Fernanda Chiuratto Cordeiro, Fabiane de Cássia Cagni, Marly kochake e Viviane Bispo de Carvalho, do projeto Linhas do Conhecimento.