Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade 156 Acesso à informação
Regional Boqueirão

Curitibinhas têm Dia das Crianças antecipado na Rua da Cidadania

Curitiba Brinca na rua da Cidadania do Boqueirão. Curitiba, 10/10/2019. Foto: Levy Ferreira/SMCS

Foi um Dia das Crianças antecipado, com muitos jogos e brincadeiras. Para 120 crianças de quatro escolas municipais da Regional Boqueirão, a manhã desta quinta-feira (10/10) teve muita diversão no Curitiba Brinca, na Rua da Cidadania do Boqueirão.

A piazada do 4º ano das escolas Wenceslau Braz, Germano Paciornik ((Boqueirão), Sophia Roslindo e Arnaldo Alves da Cruz (Alto Boqueirão) brincou a valer no circuito de bicicletas, nas quadras de mini-futebol, basquete e badminton, tênis de mesa, desenho e pintura, brinquedos infláveis, cama elástica, brinquedos infláveis montado pela Prefeitura de Curitiba. Também participaram da contação de história e da maquiagem facial.

“O que eu mais gostei foi da bicicleta. É um brinquedo que também uso com meus amigos. Foi um dia legal para comemorar o dia das crianças”, conta Rian Santos de Oliveira, 9 anos.

Jogos e socialização

O chefe do Núcleo da Regional Boqueirão da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Ramiro Eugenio Freitas, destacou que o Brinca Curitiba foi a oportunidade de oferecer uma comemoração diferente para as crianças, em um espaço amplo, privilegiando o movimento e a sociabilização.

“Nessa geração em que a tecnologia está muito presente, brincaram a manhã toda com jogos tradicionais, buscando a companhia dos amigos, se divertindo muito”, disse.

As amigas Eduarda Melane Souza, Maria Eduarda Pereira e Maria Eduarda Souza, 9 anos, não largaram o escorregador inflável e contaram que esses jogos ainda fazem parte do seu dia a dia. “O que mais gosto é brincar de boneca e de esconde-esconde”, conta Eduarda.
Maria Eduarda Pereira lembrou que ser criança é justamente ter muito tempo para brincar e mesmo na escola tem tempo para isso. “No recreio, brincamos de pega-pega”, diz
“Criar espaços como esse, do brincar pelo brincar são muito importantes para o desenvolvimento das crianças. Bricando, elas desenvolvem  autonomia, reflexão e criatividade”, explica a chefe do Núcleo da Secretaria da Educação na Regional Boqueirão, Nilce Cardoso Malage.

Brinca Curitiba

O Curitiba Brinca surgiu com a integração das equipes do programa Linhas do Conhecimento em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba, Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Guarda Municipal e as dez Administrações Regionais.
O objetivo é festejar a infância. Paralelamente às brincadeiras nas Ruas da Cidadania, as escolas municipais e os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) têm programação especial para animar os curitibinhas.
Neste sábado (12/10), o Brinca Curitiba será no Parque Barigui para toda a criançada a partir das 10h, com várias atrações, entre atividades recreativas e apresentações musicais.