Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
É de graça

Curitibinhas aprovam: vale a pena visitar a exposição Zequinha na Vilinha

Crianças da Escola Municipal Professor Kó Yamawaki foram levadas até Centro Cultural da Vilinha para conhecer o espaço e a exposição Zequinha na Vilinha. Foto: Divulgação

Crianças da Escola Municipal Professor Kó Yamawaki tiveram uma experiência diferente nesta semana. Elas foram levadas até Centro Cultural da Vilinha para conhecer o espaço e a exposição Zequinha na Vilinha - Uma Aventura pela Fundação de Curitiba. A mostra é aberta ao público e pode ser vista até 30 de janeiro.

A ação do programa Linhas do Conhecimento, que transforma Curitiba numa imensa sala de aula, e da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), aconteceu nesta quinta-feira (2/12) e envolveu 64 crianças.

“Foi uma alegria voltar a receber grupos de visitantes para conhecer o Centro Cultural da Vilinha e a relação do Parque Histórico com a fundação da cidade”, disse Andréia Menezes, coordenadora do centro.

História em quadrinhos

Para a exposição, o artista Nilson Müller, autor do álbum de figurinhas do Zequinha, criou uma série em quadrinhos que conta a história da fundação da cidade, tendo Zequinha de narrador e personagem ao lado de outras figuras históricas, como o Cacique Tindiquera, indígena do povo tingui que indicou o local onde deveria ser criada a cidade de Curitiba.

“As crianças ficaram maravilhadas. Foi uma ocasião muito especial, porque retomamos as visitas mediadas que já aconteciam antes da pandemia neste local de grande importância histórica e com uma exposição de um personagem tão icônico como Zequinha falando da fundação de Curitiba", resumiu Andreia.

Parque histórico

O Centro Cultural da Vilinha é administrado pela Fundação Cultural de Curitiba desde 2019. Está localizado no Parque Histórico da Vilinha, no Bairro Alto, às margens do Rio Atuba, onde teria surgido a primeira vila de Curitiba.

Zequinha é um clássico

A exposição é uma parceria entre o desenhista Nilson Müller, o Núcleo Regional FCC Boa Vista e a Gibiteca de Curitiba. O Zequinha é um clássico personagem paranaense, quase centenário. A presença dele na Vilinha tem resgatado boas memórias, unindo gerações e colaborado muito na abordagem histórica da fundação da cidade.

Serviço: Zequinha na Vilinha - Uma Aventura pela Fundação de Curitiba

Local: Centro Cultural da Vilinha (Rua Marco Polo, 1.560 – Bairro Alto)
Data: até 30/01/22
Horário: de terça-feira a domingo, das 9h às 19h