Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Inovações

Curitiba volta a ser uma referência para autoridades estrangeiras

Visita da comitiva da Bélgica ao Farol do Saber e Inovação Rocha Pombo, junto a escola municipal Papa João XXll. Foto: Luiz Costa /SMCS

De janeiro a junho, a Prefeitura de Curitiba recebeu 28 delegações internacionais, com 88 representantes técnicos e 81 autoridades interessadas no trabalho desenvolvido pela administração pública municipal. A mais recente visita é da comitiva de Jacksonville (EUA), que fica na cidade até esta quarta-feira (12/6).

A relação de Curitiba com a cidade norte-americana vem desde 2006, quando foi assinado um tratado de cidade-irmã. O acordo está tendo o propósito renovado na atual visita, para fomentar a realização de projetos de cooperação técnica bilateral nas áreas de educação, turismo, obras públicas.

Novos interesses

Em 2018, a Prefeitura recebeu, somente para reuniões técnicas, 356 pessoas, de 24 países. Um dos interesses era pelo transporte coletivo, já que o sistema BRT (Bus Rapid Transport) foi criado na cidade na década de 1970 para funcionar como metrô de superfície, muito mais barato e de eficiência equivalente à versão subterrânea.

Mas nos últimos dois anos outras ações e programas chamam a atenção dos estrangeiros, por conta da retomada da vocação inovadora da cidade. Ações como o movimento do Vale do Pinhão e a requalificação dos Faróis do Saber – que se transformaram em espaços para a cultura maker da prototipagem, com o uso de impressoras 3D – despertam a curiosidade da comunidade internacional.

“Curitiba voltou a ser referência mundial em desenvolvimento, inovação e soluções práticas e eficazes na gestão pública", diz o assessor-chefe de relações internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó.

Até o final de 2019, a cidade deverá ter recebido 70 delegações do mundo todo.

Portal da Prefeitura

Com o lançamento do novo portal da Prefeitura, a Assessoria de Relações Internacionais está reestruturando as informações sobre a cidade disponíveis em inglês e espanhol.

A ideia é facilitar o agendamento das visitas por delegações estrangeiras e concentrar em um só lugar as informações sobre a cidade em outras línguas, permitindo que o visitante tire dúvidas.