Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Construção do SUS

Curitiba recebe reunião de secretários de saúde de municípios do Paraná

Primeira reunião presencial do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR), no Salão de Atos do Parque Barigui. Curitiba, 18/10/2021. Foto: Levy Ferreira/SMCS

Curitiba sediou, nesta segunda-feira (18/10), a primeira reunião presencial do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR), entidade que representa os interesses de todas as secretarias do Estado. Também participaram representantes Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cresems/PR).

A reunião foi no Salão de Atos do Parque Barigui e serviu para troca de experiências entre os gestores municipais de saúde do Paraná para identificar as principais dificuldades na gestão e também as ações que deram certo em cada região.

O presidente do Cosems-PR, Ivo Leonarchik, secretário da Saúde do município de Mangueirinha, agradeceu a Prefeitura de Curitiba pelo espaço e a oportunidade.

“Fico feliz em estar aqui trocando experiências com os municípios da região metropolitana que estão perto da capital e que, olhando lá de longe, parecem não ter problemas. Mas conversando, pudemos descobrir que também enfrentam dificuldades”, falou.

O momento também foi dedicado para apresentar o papel do Cosems-PR e do Cresems-PR para os secretários que estão na primeira gestão. Ao final dos trabalhos, os problemas mais recorrentes se tornarão temas para a pauta do Conselho e futura discussão junto à Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (Sesa), em busca de soluções.

“Espero que essa seja uma tarde muito produtiva para os secretários de saúde”, disse a superintendente de gestão da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba, Flávia Quadros, ao dar as boas-vindas aos participantes.

Dois grandes problemas foram consenso entre todos os municípios: dificuldade de contratações de profissionais e para conseguir prestadores de serviços para realização de exames e procedimentos especializados de saúde. Os temas ainda deverão ser aprofundados nas próximas reuniões e levados para discussões superiores em busca de soluções.

Presenças

Participaram de reunião representantes das secretarias municipais de Saúde de Agudos do Sul; Almirante Tamandaré; Araucária; Balsa Nova; Campina Grande do Sul; Campo do Tenente; Campo Largo; Campo Magro; Cerro Azul; Colombo; Contenda; Doutor Ulysses; Fazenda Rio Grande; Itaperuçu; Lapa; Mandirituba; Piên; Pinhais; Piraquara; Rio Branco do Sul; Rio Negro; Antonina, Campo Mourão; Mangueirinha; Tunas; Campina do Simão; Nova Tebas; Capanema; Bandeirantes; Guaíra, Imbaú, Jataizinho; São Pedro do Paraná e Corbélia.