Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Geração hidrelétrica

Curitiba inicia programa de eficiência energética com pequena usina no Barigui

Prefeito Rafael Greca, assina termo de recebimento de uma turbina helicoidal doada pela Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas (ABRAPCH), que será instalada em uma pequena central hidrelétrica no Parque Barigui. Curitiba, 13/09/2018. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Ouça

0

1/1

O prefeito Rafael Greca recebeu, nesta quinta-feira (13/9), a doação de um sistema de geração de energia hidrelétrica a ser instalado no Parque Barigui. A turbina, também chamada de Rosca de Archimedes, a estrutura e a construção da pequena usina foram doados pela Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas (ABRAPCH). O termo de doação foi assinado na solenidade.

“É o início de um programa de eficiência energética para Curitiba”, disse o prefeito, acompanhado da primeira-dama, Margarita Sansone. “E ele começa com essa doação da central geradora de energia elétrica para iluminar os caminhos com as águas do Rio Barigui sem danificar o meio ambiente”, continuou.

O sistema, parte do programa Curitiba Mais Energia, vai aproveitar a vazão do vertedouro do lago da unidade de conservação e será capaz de gerar cerca de 21.600 Kwh/mês, o que equivale à metade da energia consumida no parque e ao consumo de 135 residências médias.

A produção será injetada na rede da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), gerando créditos de energia a serem compensados ao município. A economia na fatura de energia elétrica da Prefeitura pode chegar a R$ 132 mil por ano.

As obras de implantação começam ainda neste ano sem prejuízo às atividades do parque e têm previsão de entrega para março de 2019.

Inteligente e sustentável

O prefeito também falou sobre os painéis solares do Palácio 29 de Março, que serão viabilizados por meio de uma chamada pública da Copel. Trata-se de uma das primeiras Redes Elétricas Inteligentes (Smart Grids) a serem instaladas na cidade.

As Smart Grids utilizam a geração distribuída e a possibilidade de monitoramento em tempo real da produção. De acordo com a secretária do Meio Ambiente, Marilza Dias, também faz parte da doação um sistema e um aplicativo em que será possível acompanhar a capacidade e a geração de energia da turbina e dos painéis solares instalados.

“Onde puder, farei energia limpa”, destacou Greca. “Cada passo na direção do uso de energias alternativas é um avanço para um novo mundo e o caminho contrário das usinas termoelétricas”, completou. Além de poluidoras, lembrou o prefeito, elas são contra a economia popular.

Marilza contou ainda que, por aproveitar recursos naturais, o sistema neutraliza a emissão de gases poluentes. “São toneladas de CO2 que deixam de ser liberados na atmosfera por se tratar de geração limpa através de uma fonte renovável”, avaliou.  

Para o presidente da diretoria executiva da ABRAPCH, Paulo Arbex, a parceria com Curitiba é uma excelente oportunidade para provar que a geração hidrelétrica traz benefícios ambientais. “Trata-se da energia mais renovável de todas, sem agredir o meio ambiente”, explicou.

Espaço Nicolau Klüppel

A Pequena Central Hidrelétrica do Parque Barigui e o centro de educação ambiental anexo terão o nome do engenheiro Nicolau Klüppel, que dedicou anos da sua carreira ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e faleceu em outubro de 2016, aos 86 anos.

Formado em 1955 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), trabalhou de 1960 a 1965 na Prefeitura de Curitiba e participou da implantação do Plano Diretor da cidade. Foi também assessor técnico para assuntos de água e saneamento dos prefeitos Jaime Lerner e Saul Raiz.

Conforme lembrou Greca em diversos momentos da solenidade, Klüppel foi um dos precursores da solução do uso de lagos para captação de água para evitar enchentes, o que proporcionou a criação de alguns dos principais parques da cidade, como o Barigui e o São Lourenço. Além disso, participou da concepção do programa Lixo Que Não é Lixo.

Presenças

Com Greca, a secretária do Meio Ambiente e o presidente da diretoria executiva da ABRAPCH, assinaram o termo de doação o presidente do Conselho de Administração da entidade, Valmor Alves; e, como testemunhas, o presidente da Copel, Jonel Nazareno Iurk, e a viúva do engenheiro Nicolau Klüpel, Marly Klüpel.

Participaram da solenidade o secretário do Governo Municipal e presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur; o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Emilio Trautwein; o secretário da Defesa Social em exercício, Carlos Celso dos Santos Júnior; o presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), José Lupion Neto; e o diretor-geral da Guarda Municipal, Odgar Nunes Cardoso. Além de diretores e servidores da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Pela ABRAPCH, compareceram o diretor de CGHs, Cleber Leites; a diretora comercial, Marinês Catani; o vice-presidente do Conselho de Administração, Pedro Dias; e o diretor de comercialização, Marcelo Ottes.

Prestigiaram o evento também integrantes da família Klüppel: Thiago Klüppel Strobel, Felix Strobel, Caroline Klüppel Strobel, Giovanna Klüppel Strobel e Ignez Klüppel Strobel.