Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Jogos Paradesportivos

Curitiba conquista pela oitava vez o título de campeã-geral dos Parajaps

Pela oitava vez seguida, Curitiba terminou como campeã-geral dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (Parajaps). Foto: Divulgação

Pela oitava vez seguida, Curitiba sagrou-se campeã-geral dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (Parajaps). Nesta edição, disputada em Londrina, entre os dias 19 a 23 de junho, a delegação curitibana terminou com 165 pontos, a frente de Maringá (157 pontos) e Cascavel (98 pontos).

A equipe de Curitiba foi formada por 206 paratletas, técnicos, pessoal de apoio e coordenação.

Os paratletas curitibanos, com apoio da Prefeitura, conquistaram 92 medalhas de ouro, 38 pratas e 24 bronzes. 

A capital foi campeã no atletismo (feminino), bocha adaptada, golf 7 (masculino e feminino), natação (masculino), paracanoagem (feminino), rugby em cadeira de rodas e vôlei sentado. 

No total, 50 cidades do Estado disputaram os Parajaps, com 1.132 paratletas com deficiência visual, intelectual, física e Síndrome de Down. 

Um dos grandes destaques nesta edição foi que pela primeira vez a Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), disponibilizou ônibus totalmente adaptados para o transporte dos paratletas até a cidade de Londrina, bem como no translado entre o alojamento e os locais de competição. 

O alojamento da delegação de Curitiba também contou com uma estrutura completa com quartos, banheiros, chuveiros e rampas adaptados para garantir a acessibilidade de todos nos momentos de descanso e concentração para as competições.