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Mobilidade urbana

Curitiba celebra 50 anos do BRT com seminário internacional e avanços na mobilidade sustentável

O encerramento do seminário que marcou os 50 anos do sistema BRT (Bus Rapid Transit) em Curitiba, nesta sexta-feira (29/11), reforçou o papel pioneiro e inovador da cidade no transporte coletivo. O evento, realizado em parceria com a UITP (União Internacional dos Transportes Públicos), CWBUS e a Prefeitura de Curitiba, reuniu representantes de 114 cidades de todo o mundo.

O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, destacou a relevância histórica e contemporânea do sistema. "Recebemos delegações de países da África, Europa, América do Norte, América Latina e Central, que vieram conhecer nosso modelo de transporte, referência global há cinco décadas. Desde as canaletas exclusivas, criadas em 1974, até as inovações recentes como biometria facial e ônibus elétricos, mostramos que Curitiba segue na vanguarda da mobilidade urbana sustentável", afirmou Ogeny.

“Com metas ambiciosas, como atingir 33% da frota elétrica até 2033 e 100% até 2050, Curitiba reafirma seu compromisso com a mobilidade urbana sustentável e acessível, consolidando seu legado e liderança no setor”, completou o presidente da Urbs.

Avanços tecnológicos e sustentabilidade

Entre os destaques, Curitiba apresentou as inovações incorporadas ao BRT, como o monitoramento em tempo real de toda a frota, sistemas de BI (business intelligence) e a adoção de tecnologias sustentáveis. O sistema de pagamento integrado por cartões de crédito, débito e smartphones, aliado à integração com serviços essenciais como Armazéns da Família e Restaurantes Populares, reforça a praticidade para os usuários.

Na eletrificação da frota, Curitiba é pioneira no Brasil. Sete veículos elétricos já circulam no transporte coletivo da capital, acessíveis e de baixo impacto ambiental. Além disso, a linha Inter 2, a maior da cidade, receberá 54 novos ônibus elétricos em 2025, reduzindo até 118 toneladas de CO₂ por veículo ao ano.

Referência global 

O BRT de Curitiba, criado pelo então prefeito Jaime Lerner, é inspiração para mais de 190 cidades ao redor do mundo, que juntas transportam cerca de 31,6 milhões de passageiros por dia. Em Curitiba, o sistema atende 65% dos passageiros do transporte coletivo, somando 135 de corredores exclusivos e reduzindo o tempo de deslocamento em até 15 minutos em trajetos como o do Ligeirão Norte/Sul.