Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Regional Boa Vista

Crianças e adolescentes podem aprender música na Rua da Cidadania Boa Vista

Crianças e adolescentes podem aprender música na Rua da Cidadania Boa Vista. Curitiba, 12/08/2019. Foto: Levy Ferreira/SMCS

A estudante Milena Farias, 10 anos, sabe tocar piano, mas quer treinar outros instrumentos e aprender a cantar. Luciano Roviero, 15 anos, estudante do 1º ano do ensino médio, toca flauta e agora quer praticar piano e conhecer mais sobre música. O objetivo em comum fez com que os dois se conhecessem na tarde desta segunda-feira (12/8), no primeiro dia de atividades do programa MusicaR na Regional Boa Vista, na Rua da Cidadania.

O programa oferece aulas gratuitas de musicalização para crianças e adolescentes de 7 a 15 anos, com ou sem experiência musical. Para participar basta ter vontade de aprender.

“Eu adoro música, gosto do ritmo sertanejo e quero aprender a cantar”, diz Milena, filha mais velha da professora Ana Cristina Farias, que é cantora e casada com um pianista.

A irmã, Ana Flávia, 7 anos, também está participando do MusicaR. “Queremos que elas recebam alfabetização musical e descobrimos que teríamos isso aqui, perto de casa, e sem custos”, conta Ana Cristina.

“Elas vão aprender sobre ritmos, melodias, ler partituras. É um ótimo programa”, avalia a cantora Ana Cristina, mãe de Milena.

Atividades práticas

Na Regional Boa Vista, as aulas acontecem às segundas e quintas-feiras, com turmas pela manhã, das 9h às 11h30, ou à tarde, das 14h às 16h30. São ministradas pelos professores Jessé Piñon, Edmilson Fonseca e Carol Araújo, que se revezam em atividades práticas que, desde a primeiro dia, já deixaram o grupo entusiasmado.

“É um bom curso, perto de casa e de graça. Resolvi aproveitar a oportunidade já que gosto muito de música”, conta o estudante Luciano. Luciano ouviu falar sobre o curso na escola e não perdeu tempo para se inscrever.

Para Jessé Piñon, que é pianista, o MusicaR é um programa que colabora para a descentralização do ensino na música nos bairros, facilitando o acesso ás pessoas.

“Estamos abrindo as portas do mundo musical para as crianças e guiando-as para onde quiserem ir por meio dos sons e melodias”, disse o professor Jessé.

Ainda há vagas disponíveis para o curso. Interessados podem se inscrever diretamente no Núcleo Regional da Fundação Cultural de Curitiba. O programa também acontece nas regionais Tatuquara, Bairro Novo, Cajuru, Boqueirão, Pinheirinho, Santa Felicidade e Fazendinha/Portão.

Música nas regionais

Criado em setembro de 2017, o MusicaR é um programa da Fundação Cultural, administrado pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac) para intensificar o desenvolvimento infantojuvenil por meio da música.

São aulas práticas de percussão corporal, instrumental, canto coral infantil, canto coral juvenil, flauta doce, em conjunto com trabalho de percepção e apreciação musical, construção de instrumentos, solfejo e escrita musical, abordagem de repertório brasileiro e internacional, jogos musicais

Outras informações pelo telefone (41) 3313 5685.