Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Clubes da Gente

Crianças das escolas municipais têm aulas de ambientação aquática

Estudantes da rede municipal de ensino passaram a ter aulas de Ambientação Aquática, neste mês de abril, nas piscinas públicas dos Clubes da Gente Bairro Novo e Tatuquara. Foto:Divulgação

Estudantes da rede municipal de ensino passaram a ter aulas de Ambientação Aquática, neste mês de abril, nas piscinas públicas dos Clubes da Gente Bairro Novo e Tatuquara. A novidade faz parte de uma parceria das secretariais municipais do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e da Educação. A ação é desenvolvida dentro do programa Linhas do Conhecimento.

O projeto é feito com crianças de 9 e 10 anos e envolve uma aula teórica e três práticas. Serão atendidos 20 alunos por turmas no período da manhã e da tarde nos Clubes da Gente Bairro Novo e Tatuquara. O projeto se estenderá ao longo do ano com 12 turmas, totalizando o atendimento aproximado de 480 estudantes da rede municipal.

Na parte teórica os estudantes aprendem sobre a história da natação, curiosidades da modalidade, campeões do esporte, quais são os recordistas brasileiros e segurança na água.

Na parte prática, aprendem a flutuar, respirar corretamente na água, mergulho e locomoção na água. As aulas são dadas por professores da Smelj e têm o apoio das professoras do programa Linhas do Conhecimento, da Educação.

“O principal objetivo do projeto é alertar a questão da segurança das crianças na água. É o primeiro contato delas na piscina. Se gostarem da modalidade podem procurar os Clubes da Gente para fazer inscrição na natação”, explicou Leila Wiggers Rivera, coordenadora de Projetos do Departamento de Lazer da Smelj.

A primeira aula prática do projeto foi feita nesta sexta-feira (12/4) com as crianças das escolas Professora Nathália de Conto Costa, do Umbará, e João Amazonas, do Campo de Santana. As aulas são feitas das 9h às 10h e das 14h às 15h.

Linhas do Conhecimento

Há dois anos, o programa Linhas do Conhecimento transforma Curitiba em uma enorme sala de aula, com aulas de campo e propostas lúdicas e culturais em parques, museus e Faróis do Saber.

Neste período, 82 mil estudantes e 8,1 mil professores foram beneficiados. Até agora já foram feitas 2.841 ações em 66 espaços da cidade.