Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Comenda

Conheça os condecorados com a Ordem da Luz dos Pinhais este ano

Prefeito Rafael Greca e Primeira Dama Margarita Sansone participam do evento de entrega das condecorações da Ordem da Luz dos Pinhais no Memorial de Curitiba - Curitiba, 19/09/2019 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Veja os condecorados com a Ordem Municipal da Luz dos Pinhais nesta quinta-feira (19/09). Por ordem alfabética:

 

ABRAPCH - Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas

A Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas (ABRAPCH) é constituída por apoiadores do aumento sustentável do uso das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e das Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs) no Brasil. Com seis anos de atuação, tem mais de 200 associados em todo o país.

A associação fez a doação para Curitiba do projeto e implantação da CGH no vertedouro do Parque Barigui – um investimento de mais de R$ 450 mil. A Central será responsável pela geração de metade da energia consumida pela unidade de conservação e ganha o nome de Nicolau Klüppel, em homenagem ao engenheiro precursor do uso de lagos para captação de água para evitar enchentes.

*

ADALBERTO JORGE XISTO PEREIRA, desembargador, presidente do TJ Paraná

O desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira foi eleito com uma votação expressiva para a presidência do Tribunal de Justiça do Paraná para o biênio 2019-2020. Suas principais metas para a gestão são a ampliação da tecnologia nos processos do judiciário do Estado e promover cada vez mais transparência na área.

Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, iniciou carreira em 1989 como promotor de Justiça. Na magistratura desde 1990, foi juiz de direito em municípios como Realeza, Siqueira Campos, Toledo, Ponta Grossa e Curitiba, juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça e da Presidência do TJPR.

Foi diretor da Escola da Magistratura, Núcleo de Curitiba, tendo também lecionado nas Faculdades de Direito da Unipar e na Pontifícia Universidade Católica do Paraná.  Exerceu também o cargo de Conselheiro da Escola de Servidores da Justiça Estadual.

*

ANDERSON RODRIGUES DOS SANTOS, paratleta

O atacante Anderson Rodrigues dos Santos, 35 anos, treina e joga vôlei sentado há seis anos. Neste período já conquistou importantes vitórias. A maior delas aconteceu no Parapan-Americano de Lima, no Peru, no fim do mês de agosto.

Ao lado de Daniel Silva e dos demais atletas da Seleção Brasileira de Vôlei Sentado, Anderson Rodrigues dos Santos venceu as sete partidas que o Brasil fez na competição e voltou com a medalha de ouro na bagagem. Com esse resultado, Anderson carimbou o passaporte para a primeira Paralimpíada que vai participar, em Tóquio, no Japão, no ano que vem.

Em 2012, o paratleta ganhou o prêmio de revelação do Campeonato Brasileiro de Vôlei Sentado. No ano seguinte foi convocado para a Seleção Brasileira. No ano passado, Anderson Rodrigues conquistou a medalha de bronze no Mundial da modalidade na Holanda.

*

BARBARA DOMINGOS , ginasta

A atleta curitibana Barbara Domingos tem 19 anos. Com apoio da Prefeitura, por meio do Programa de Incentivo ao Esporte, tem brilhado cada vez mais na ginástica rítmica e colocado o nome de Curitiba no alto do pódio de competições internacionais.

Nos Jogos Pan-Americanos de 2019, realizado em Lima no Peru, Barbara conquistou quatro medalhas para o Brasil. A ginasta foi vice-campeã geral no individual, ganhou o ouro no aparelho fita, e ficou com a prata no aparelho maça.

Barbara também conquistou o bronze nos aparelhos bola e arco. A ginasta treina no Clube AGIR de Ginástica Rítmica de Curitiba, entidade beneficiada pelo Programa de Incentivo ao Esporte da Prefeitura.

A atleta começou a treinar aos 5 anos de idade, na ginástica artística. Aos 7 anos passou para a ginástica rítmica onde se desenvolveu e vem conquistando resultados expressivos para o esporte brasileiro.

*

CAMERATA ANTIQUA DE CURITIBA

Considerada um dos símbolos musicais da cidade, a Camerata Antiqua de Curitiba foi criada em 1974, pelo maestro Roberto de Regina – hoje seu maestro emérito – e a cravista Ingrid Seraphim. A proposta inicial de execução exclusiva de música barroca e renascentista foi enriquecida com o acréscimo de um repertório de compositores contemporâneos nacionais e estrangeiros, abrindo novas vertentes musicais.

Na época, não havia um local próprio para os ensaios, que ocorriam tanto na casa de Ingrid Seraphim como na da família Brandão, cujos membros integravam o conjunto. No final da década de 1970, a Fundação Cultural de Curitiba ofereceu um imóvel que já tinha sido sede do quartel do Exército, o Solar do Barão, que se tornou, assim, por muitos anos, a sede da Camerata.

Em 2008, a sede oficial se mudou para o espaço Cultural Capela Santa Maria,  com salas de concertos e ensaios. Importantes programas sociais marcaram sua trajetória, como Música pela Vida, Alimentando com Música, Curitiba Abraça o Paraná, além de vários concertos nacionais e internacionais, como os realizados em Washington e nas comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil. Com quatro décadas de atuação, a Camerata Antiqua tem seu trabalho registrado em oito discos (long plays) e seis CDs, com um repertório de composições dos grandes nomes da música erudita universal. Um legado para a cultura musical brasileira.

*

CARLOS ROBERTO MASSA, o RATINHO, comunicador e empresário*

Carlos Roberto Massa, conhecido nacionalmente como Ratinho, é comunicador, jornalista, apresentador de televisão e empresário. Foi vereador por três legislaturas, de 1977 a 1991, e deputado federal, de 1991 a 1995. Foi âncora nas emissoras CNT, Record e SBT.  Atualmente, apresenta o Programa do Ratinho no SBT (Sistema Brasileiro de Televisão).

É proprietário do grupo Rede Massa de Televisão, com cinco emissoras afiliadas no Paraná: TV Iguaçu (Curitiba), TV Tibagi (Apucarana e Maringá), TV Cidade (Londrina), TV Naipi (Foz do Iguaçu) e a TV Guará (Ponta Grossa). O grupo inclui ainda as rádios Massa FM de Curitiba, Maringá, Londrina, Paranaguá, Cascavel e Campos Gerais.

Produtor rural, é proprietário de 19 fazendas no Paraná e Mato Grosso do Sul num total de mais de 26 mil hectares.

Casado com Solange Martinez Massa, tem três filhos. O primogênito Carlos Roberto Massa Júnior (Ratinho Júnior) é o atual governador do Paraná.

*

CORONEL PÉRICLES DE MATOS, comandante-geral da Polícia Militar do Paraná

Orgulho de Irati, cidade do interior do Paraná onde nasceu, o coronel Péricles de Matos tem uma sólida carreira na Polícia Militar. O perfil sério, prático e operacional conquistou o respeito de colegas e rapidamente se tornou referência dentro das instituições policiais e parceiras, muito antes de assumir o cargo atual, de comandante-geral da PM no Estado.

Reconhecido por sua eficiência, coronel Péricles nasceu em 1966 e ingressou na PM aos 20 anos de idade. É formado em Direito pela PUCPR e tem cursos de especialização nacionais e internacionais, como o de Ações Táticas Especiais, pela Swat Tactics; de Operações Especiais, pela Policia Nacional da Espanha; Negociador Policial, pela Embaixada dos EUA e de Contraterrorismo, pelo Batalhão de Ações Táticas Especiais da PM de Minas Gerais.

Foi instrutor de outras dezenas de capacitações. Atuou no Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Chefiou o Comando de Operações Especiais (COE), entre 1991 e 1996, o Grupo Águia em 2007 e, no ano seguinte, criou a Força Samurai, especializada no combate ao narcotráfico. Também foi chefe da Agência Central de Inteligência do Paraná.

*

DANIEL SILVA, paratleta

O paratleta curitibano Daniel Silva, 38 anos, há 12 defende a Seleção Brasileira de Vôlei Sentado. Apoiado pelo Programa de Incentivo ao Esporte da Prefeitura, o levantador tem uma estante cheia de medalhas conquistadas com o time nacional.

Voltou com medalha de outro dos quatro Jogos Parapan-Americanos que disputou – a mais recente em Lima, no Peru, que garantiu a classificação para a Paralímpiada de Tóquio, em 2020.

Será a quarta Paralimpíada da carreira do atleta, que já disputou Pequim em 2008, Londres 2012 e Rio 2016.

O paratleta curitibano também já conquistou duas medalhas de prata em Mundiais: em 2014 na Polônia, e em 2016 na China. No ano passado, conquistou a medalha de bronze com o Brasil no Mundial da Holanda.

*

DANIEL SLAVIERO, executivo, presidente da Copel

O atual presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero, é o mais jovem presidente da história da companhia. Aos 39 anos, preside a maior empresa paranaense. Nascido e criado no bairro das Mercês, estudou nas escolas Meu Cantinho e Santa Maria. Formou-se em Administração de Empresas pela Universidade Positivo. Fez especialização em gestão empresarial na Harvard Business School e na Kellogg School of Management, ambas nos Estados Unidos. Foi diretor-executivo da rede SBT e presidente por quatro mandatos da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (ABERT). Na Associação Internacional de Radiodifusão (AIR), entidade que representa 17 mil emissoras de rádio e televisão nas Américas, Ásia e Europa, ocupou a vice-presidência para a América do Sul e o conselho da entidade.

Com forte ligação com Curitiba e família tradicional na política, frequenta o parque Barigui e tem como referência afetiva o Restaurante Bologna. É neto do ex-governador e também ex-presidente da Copel, Paulo Pimentel. Seu irmão, Eduardo Pimentel Slaviero, é o vice-prefeito de Curitiba.

*

DARCI PIANA, vice-governador do Paraná

Nascido em Carazinho (RS), o empresário Darci Piana, de 76 anos, veio para o Paraná para estudar e trabalhar. Fincou raízes em Curitiba. É formado em Economia pela PUC-PR e em Ciências Contábeis pela UFPR. 

Empresário por décadas do segmento de peças e acessórios para veículos, é reconhecido por contribuir para o desenvolvimento econômico do Estado. Ocupou vários cargos representativos. Foi Superintendente Regional da C.F.P. - Companhia de Financiamento da Produção, no Paraná, presidente do Paraná Clube, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Veículos, Peças e Acessórios no Estado do Paraná, fundador e primeiro presidente do Sinconcred / Cooperativa de Crédito do Sincopeças PR e presidente do Conselho do Paranacidade.

Desde 2004 é presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), onde coordenou por oito anos o Fórum Consultivo Econômico Social do Mercosul. É também o atual presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Paraná.

Em 2018, foi eleito vice-governador do Estado, tendo destacada atuação na ampliação do diálogo entre o Estado e o setor privado.

*

ENRIQUE IGLESIAS, ex-presidente do BID*

Enrique Iglesias nasceu em 1930 na Espanha e logo após sua família foi viver no Uruguai. Estudou Ciências Econômicas e Administração na Universidade da República, em Montevidéu. Depois da formatura, em 1953, viajou para França e Estados Unidos para completar sua formação acadêmica.

De volta ao Uruguai, foi dar aulas na instituição em que se formou e suas publicações e estudos sobre temas econômicos renderam fama e prestígio internacionais e uma carreira com passagens por várias instituições.

Em 1985, Enrique Iglesias foi nomeado ministro das Relações Exteriores do governo de Julio María Sanguinetti. Mais tarde, de 1988 a 2005, foi o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ao deixar a presidência foi designado secretário geral Ibero-americano, um cargo novo e de extrema relevância internacional.

*

ESCOLA MUNICIPAL CORONEL DURIVAL BRITTO E SILVA

A Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva, no Cajuru, foi fundada em março de 1996. Atualmente a unidade tem turmas do 1º ao 9º anos.

Em 2004, teve início na unidade o projeto de Robótica Educacional. A equipe Conectados vem colecionando prêmios nos torneios de robótica dentro e fora do país. Na temporada 2018/2019, passou pela etapa regional em Curitiba e conquistou uma vaga para o nacional na cidade do Rio de Janeiro, em março de 2019, ao lado das equipes Cyber Rex e Fusion Robôs, também da rede municipal.

No Rio de Janeiro a equipe conseguiu uma das 18 vagas ofertadas para diferentes torneios internacionais da First Lego League. Foi a única escola pública a conquistar uma vaga.

Em junho deste ano os estudantes embarcaram para Biblos, no Líbano, e participaram da competição que reuniu 59 equipes de 46 países dos cinco continentes. Voltaram com o bronze na categoria “Design Mecânico” pela criação, com apoio da Universidade Federal do Paraná, de uma microcápsula contendo óleo essencial de lavanda para reduzir os níveis de ansiedade nas missões espaciais.

*

FÁBIO ERMÍRIO DE MORAES, empresário

Fábio Ermírio de Moraes é formado em engenharia mecânica pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e possui mestrado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Atua no Grupo Votorantim desde 1982 e hoje ocupa o cargo de conselheiro na Votorantim S.A e na Votorantim Cimentos. A empresa, que tem uma das sedes em Rio Branco do Sul, Região Metropolitana de Curitiba, é parceira do município na destinação dos rejeitos da reciclagem do Ecocidadão. O material dos barracões que iria para o aterro vem sendo destinado de forma sustentável como CDR - combustível derivado de resíduo na produção de cimento.

*

GIOVANI GIONÉDIS, advogado

O curitibano Giovani Gionédis é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com sólida carreira na advocacia e participação ativa no processo de desenvolvimento da capital e do Estado.

No poder público foi Procurador Geral do Município de Curitiba, no início dos anos 90, e no governo do Paraná foi secretário de Estado Chefe da Casa Civil e da Fazenda, tendo também presidido e participado dos conselhos administrativos de estatais, bancos e agências paranaenses, entre eles o Banestado, Badep, Agência de Fomento, Fundo de Desenvolvimento Econômico, Sanepar, Copel, Celepar, Citpar, Detran, Cohapar, DER e Fundepar.

Foi também representante do Estado no Conselho de Administração da Renault do Brasil S/A, entre os anos 1997 e 2000. Na área do esporte, foi presidente do Coritiba Foot Ball Club. Foi condecorado com a Medalha Coronel Sarmento, da Polícia Militar do Paraná, em 1997, e como oficial da Ordem do Mérito Militar, do Exército Brasileiro, em 1998. Casado com Louise Rainer Pereira Gionédis, tem dois filhos, Giovani Filho e Uriel.

*

HAJIME KIMURA, cônsul-geral do Japão em Curitiba

O diplomata Hajime Kimura assumiu em 2017, em Curitiba, o Consulado Geral do Japão para os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Natural da cidade de Sado, fala fluentemente o português e conhece muito bem o Brasil. Graduado em Língua Portuguesa e Estudos Luso-Brasileiros pela Faculdade de Estudos Estrangeiros da Universidade Sofia, o diplomata já assumiu postos em Portugal, Paraguai e, no Brasil, em Porto Alegre, Manaus e Rio de Janeiro. À frente do consulado em Curitiba, não mede esforços para fortalecer as relações entre Brasil e Japão, em ações de reforço do intercâmbio entre as cidades-irmãs Curitiba e Himeji, comemoração dos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil (2018), incremento de cooperações técnicas e econômicas, entre outros projetos.

*

ISAÍAS PEREIRA DA SILVA, maestro

Sargento aposentado da Polícia Militar, o maestro Isaías Pereira da Silva nasceu em Maringá, em 19 de fevereiro de 1962. É o décimo filho de uma família de 12 irmãos que chegou a Curitiba no começo dos anos 1970. Apaixonado por trompete e percussão, fez o Curso de Formação de Regentes da Escola de Música e Belas Artes do Paraná e atuou nas bandas de música 5°Região Militar do Exército, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Paraná.

Há mais de 20 anos, retribui o carinho e a atenção recebidos na escola pública. Era uma época difícil para a família, e o pequeno Isaías ganhava roupas da professora para não faltar aula nos dias de frio mais intenso.

Nunca esqueceu o gesto de cuidado da mestra e resolveu ser regente voluntário. Queria reunir crianças e adolescentes em torno da música.

Hoje, leva sua arte ao Centro de Educação Integral Érico Veríssimo e à Escola Municipal Tereza Matsumoto, na mesma Regional Boqueirão que o acolheu na infância.

*

JACSON FRESSATTO, inovador

A história do pai que decidiu criar uma tecnologia para ajudar no diagnóstico de infecção hospitalar (sepse) depois de perder a filha para a enfermidade é inspiradora. Afinal, o Robô Laura, na realidade um software, criado pelo analista de sistema curitibano Jacson Fressatto e batizado com o mesmo nome da filha, já salvou mais de 12,2 mil vidas desde 2016. O inovador software identifica os primeiros sinais de sepse em pacientes internados e emite um alerta à equipe médica. Hoje, o Robô Laura está presente em 13 hospitais do país. Em agosto deste ano, Fressatto deu mais um passo para oferecer maior acesso à tecnologia capaz de descobrir em 3,8 segundos uma infecção generalizada. Ele inaugurou o Instituto Laura Fressatto, organização sem fins lucrativos com atuação nacional que irá captar recursos para levar gratuitamente a tecnologia curitibana ao maior número de hospitais públicos e filantrópicos do Brasil.

*

JAIME LERNER, arquiteto e urbanista*

Jaime Lerner, 81 anos, é arquiteto e urbanista formado pela Universidade Federal do Paraná. Foi prefeito de Curitiba em três mandatos, além governador do Paraná em duas gestões.

Filho de imigrantes judeus poloneses, foi responsável por profundas transformações urbanas de Curitiba, cidade que se tornou referência nacional e internacional em planejamento urbano, transporte público, meio ambiente, programas sociais e projetos urbanísticos.

Seu trabalho rendeu diversos prêmios e títulos internacionais com destaque para o Prêmio Máximo das Nações Unidas para o Meio Ambiente (1990), UNICEF Criança e Paz (1996), o 2001 World Technology Award for Transportantion, o 2002 Sir Robert Mathew Prize for the Improvement of Quality of Human Settlements, pela União Internacional dos Arquitetos, e o Premio Volvo Environment Prize 2004. Em 2010 foi nominado pela revista Time um dos 25 Pensadores mais Influentes do mundo e em 2011, em reconhecimento por sua liderança, visão e contribuição no campo da mobilidade urbana sustentável recebeu o prêmio Leadership in Transport Award, conferido pelo International Transport Forum, da OCDE.

Fundador do Instituto Jaime Lerner e da Jaime Lerner Arquitetos Associados (JLAA), desenvolve projetos para o setor público e privado em diversas cidades no Brasil e no exterior.

Casou-se em 1964 com Fani Lerner (falecida em 2009), com quem teve as filhas Andrea e Ilana.

*

JOECI MACHADO CAMARGO, desembargadora

A desembargadora Joeci Machado Camargo é idealizadora e coordenadora do projeto Justiça no Bairro. A ação de responsabilidade social do Tribunal de Justiça do Paraná tem mais de 15 anos de existência e já promoveu cerca de 3 milhões de atendimentos e celebrou 25 mil casamentos. 

Nascida em Londrina, a desembargadora é juíza de direito desde 1988 e exerceu a função nas comarcas de Formosa do Oeste, Telêmaco Borba, Ponta Grossa e Curitiba. Pelas iniciativas junto à comunidade e pela conciliação, recebeu prêmios da Organização Mundial da Família, da ONU, e do Instituto Innovare.

*

LUCIA CASILLO, produtora cultural

Lucia Casillo Malucelli nasceu em Curitiba, em 1980. É jornalista e produtora cultural, com pós-graduação em administração na Fundação Getúlio Vargas em Curitiba. Cursou “História da arte” e “Photoshop” na New York University e “Design gráfico e fotografia” na School of Visual Arts, em Nova York. Recebeu em março de 2019 da Câmara Municipal de Curitiba o prêmio "Cultura e Divulgação 2019" por seu trabalho cultural. É diretora-presidente da Associação Cultural Solar do Rosário, espaço particular de arte e cultura fundado em 1992 por sua mãe, Regina de Barros Correia Casillo. Desde 1998 trabalha no Solar do Rosário coordenando eventos culturais, exposições de arte, edição de livros, e projetos culturais com mais de 40 projetos em seu histórico. Em 2018 lançou o projeto de Lei Rouanet “Artes e Patrimônio - Ônibus da Cultura” que leva para a cidade de Curitiba gratuitamente dois ônibus reformados (um Ônibus Palco e um Ônibus Museu) com atrações de música, teatro, literatura, museus e tecnologia. De maio/2018 a agosto/2019 foram 20 mil pessoas atendidas, incluindo pessoas carentes, em vulnerabilidade social e autistas.

*

LUIZ ERNESTO MEYER PEREIRA, produtor cultural

Luiz Ernesto Meyer Pereira é presidente da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, que ao longo de 26 anos se consolidou como um dos mais importantes eventos artísticos do país. A edição de 2017 contou com mais de 1 milhão de visitas.

Nasceu em Florianópolis (SC), em 1956. Arquiteto, pesquisador e produtor cultural, sua atuação na Bienal contribui não só para disseminação da arte mundial em Curitiba, como também ajuda a tornar a capital paranaense uma referência no setor.

É conselheiro da APAP/PR (Associação dos Artistas Plásticos do Paraná), membro da Associação dos Amigos da Biblioteca Pública do Paraná, Gran Patrono Sênior do Museu Oscar Niemeyer. Também é membro da IBA (International Biennial Association), com sede em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, e da Associação de Amigos do Centro Georges Pompidou (Paris).

*

MARCOS FRANCISCO BODANESE, empresário

O empresário Marcos Francisco Bodanese tem 54 anos, é bacharel em Ciências Contábeis, empresário nas áreas de comércio (franquia e combustíveis), serviços (consultoria tributária, administração de bens e tecnologia) e agropecuária, nos Estados do Paraná e Rondônia. Investidor e gestor da obra do Edifício Condomínio Comercial EuroBusiness, Primeiro LEED Platinum do sul do Brasil e primeiro LEDD ZERO WATER do mundo.

*

MAURÍCIO NORONHA E RODRIGO BRENNER, designers

Fundadores do Furf Design Studio, os curitibanos Maurício Noronha e Rodrigo Brenner são reconhecidos por materializar aquela ideia que desperta a sensação de “por que ninguém pensou nisso antes?”. Entre as criações inovadoras da dupla estão a premiadíssima Confete,  primeira capa de prótese de perna produzida em massa no mundo, produzida em massa a baixo custo e em diversas cores; e a Caravela, uma estrutura despoluidora de água que é sustentável, eficiente e democrática – premiada na World Eco-Design Conference na China, evento co-organizado pela ONU. Com esses e outros produtos, Maurício e Rodrigo, formados em Desenho Industrial pela PUCPR e pelo Politecnico diTorino (Itália), viram seus nomes figurarem na lista “Under 30” da revista Forbes de janeiro de 2019, que reúne profissionais de relevância e influência com menos de 30 anos. Desde 2017, a Furf  vem colecionando premiações, criando inclusive o único produto, a Confete, até hoje a receber os três mais importantes prêmios de design do mundo: o Best of the Best do Red Dot Design Award (Alemanha), o iF Product Design Award (Alemanha) e o Leão de Cannes em Product Design (França).

*

ODGAR NUNES CARDOSO, superintendente da Guarda Municipal.

Atual superintendente da Defesa Social, Odgar Nunes Cardoso foi um dos protagonistas da construção e do desenvolvimento da Guarda Municipal de Curitiba. Ingressou na primeira turma da corporação, em 1988, após trocar o Rio Grande do Sul pela capital paranaense.

Foi um dos personagens mais influentes na formação da cultura da Guarda curitibana, reconhecida nacionalmente. Focado desde o início no desenvolvimento profissional e da corporação venceu um início de carreira difícil, tornando-se supervisor da Guarda Municipal em 1994 e inspetor em 2004. Ocupou o principal cargo da corporação, o de diretor, entre 2017 e 2019 e entre 2010 e 2012.

A Guarda Municipal também foi decisiva para a vida pessoal de Odgar: foi nos primeiros anos na corporação que conheceu a esposa, Silvia Zoraski. Natural de Júlio de Castilhos (RS), tem 60 anos. É pai da Helena, 25, e do Lucas, 24 anos. Antes de ingressar na GM, foi sargento do Exército.

*

ORIOVISTO GUIMARÃES, senador
Nascido na cidade de Batatais, no interior de São Paulo, Oriovisto Guimarães mudou-se ainda criança com a família para Bela Vista do Paraíso, no Norte do Paraná. Mas foi em Curitiba que construiu sua vida, para onde se mudou com 17 anos para prestar vestibular na Universidade Federal do Paraná, se formou em economia e construiu um dos principais grupos empresariais do país, o Grupo Positivo.

Tudo começou com aulas de matemática e física em cursinhos pré-vestibulares enquanto estava na universidade. Em 1972, fundou, com outros colegas, o Curso Positivo, que rapidamente se tornou referência na preparação para o vestibular e deu origem ao grupo, que hoje atua nas áreas de educação, gráfica, editorial, de tecnologia e eventos. Depois de 40 dedicados ao ensino, deixou a presidência do grupo em 2012. Em 2018, aos 72 anos, se candidatou pela primeira vez a um cargo político e se tornou o senador mais votado do Paraná, com 2,9 milhões de votos. As reformas tributária, da previdência, política e do judiciário são suas bandeiras no Senado.

*

PADRE REGINALDO MANZOTTI

Sacerdote, escritor, músico, compositor, cantor e apresentador de rádio e TV, o padre Reginaldo Manzotti é conhecido por reunir milhares de fiéis nas suas missas e pelo intenso trabalho social. Natural de Paraíso do Norte, no Noroeste do Paraná, é graduado em Filosofia e Teologia, foi ordenado padre na sua cidade natal e atuou em paróquias de Paranavaí, São José dos Pinhais e Curitiba, onde está à frente do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, desde 2006.

Há 14 anos fundou a Associação Evangelizar é Preciso, uma obra considerada benfeitora nacional que atua na evangelização feita pelos meios de comunicação. Apresenta programas de rádio e televisão que são retransmitidos e exibidos em milhares de emissoras do país, além de outros países como Inglaterra, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Paraguai, Bolívia e Uruguai. Fenômeno editorial, já vendeu mais de 5 milhões de livros.

*

PAULO EDUARDO MARTINS, deputado federal

Paulo Eduardo Martins nasceu em 20 de abril de 1981, em Presidente Wenceslau (SP), mas foi no Paraná que construiu sua carreira na comunicação e, depois, na política.

Em 2010, assumiu uma vaga de comentarista do extinto Jornal da Massa, na Rede Massa, afiliada do SBT no Paraná. A política era o tema central do telejornal e como comentarista Martins ganhou destaque nas redes sociais. Foi então que surgiu a ideia de entrar para a política.

Em 2014, concorreu a uma vaga na Câmara Federal e teve 63.970 votos, ficando com a quarta suplência da coligação PSDB/DEM/PR/PSC/PTdoB/PP/SD/PSD/PPS. Por afastamentos de deputados eleitos e impossibilidade dos outros suplentes de assumir, Martins se tornou deputado federal em março de 2016 e ficou no cargo até outubro daquele ano.

Nas últimas eleições, o presidente do PSC no Paraná recebeu 118.754 votos e foi eleito deputado federal.

*

PEDRO LUPION, deputado federal

Aos 36 anos, o deputado federal Pedro Lupion, faz parte da nova leva de jovens políticos no Congresso Nacional. Em seu primeiro mandato na Câmara Federal, ocupa cargos nas comissões parlamentares de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

Agropecuarista, empresário, publicitário e cientista político, foi também deputado deputado estadual. Em 2019, assumiu o cargo de deputado federal, dando continuidade à tradição política da família.

É filho de Aberlardo Lupion e Denise Deboni e bisneto de Hermínia Rolim, neta do coronel Telêmaco Augusto Enéas Morosini Borba, e do ex-governador Moisés Lupion. Pedro Lupion é tetraneto de Telêmaco Borba, que também foi deputado estadual do Paraná. Atualmente presidente o diretório estadual dos Democratas.

Pedro Lupion foi agraciado com a Ordem Estadual do Pinheiro, a mais alta honraria do Estado, recebendo a comenda no grau Grã Cruz, onde reconhece pessoas que se destacam em suas profissões e atuação pública.

*

RAFFAELE FESTA, cônsul-geral da Itália em Curitiba

Nascido em Bari, província de Puglia, no Sul da Itália, Raffaele Festa é cônsul-geral da Itália em Curitiba. Formado em Direito pela Universidade de Pisa, iniciou a carreira diplomática em 2003. Cursou o Instituto Diplomático e logo a seguir foi confirmado como secretário de legação em setembro de 2004, quando assumiu as funções no setor do Contencioso Diplomático. Em janeiro de 2006 foi nomeado vice-cônsul comercial em Stuttgard, na Alemanha, ali assumindo, em 2007, as funções de cônsul comercial. No ano seguinte, foi o primeiro secretário comercial em Iaoudê, capital dos Camarões, na África. A partir de julho de 2011 passou a ser o primeiro secretário junto à representação permanente da Itália nas Organizações Internacionais em Viena. Em 2014 passou a ser Conselheiro de Legação subordinado diretamente ao chefe do Serviço dos Negócios Jurídicos, do Contencioso Diplomático e dos Tratados e de 2015 a 2016 fez atualização profissional para Conselheiro de Legação.

*

REGINA HELENA AFONSO DE OLIVEIRA PORTES, desembargadora

A desembargadora Regina Helena Afonso de Oliveira Portes é uma pioneira na Justiça e na advocacia paranaenses. Foi a primeira mulher a desempenhar as funções de vice-presidente da OAB/PR, a presidir o TRE-PR e a integrar o Tribunal de Alçada e o Tribunal de Justiça do Paraná.

Ela também é membro do Instituto dos Advogados do Paraná, do Instituto Brasileiro de Direito de Família e da Associação das Mulheres de Carreira Jurídica. Exerceu a advocacia durante 20 anos no foro da Capital, especialmente na área de Família.

Nascida em Ribeirão Preto (SP), formou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1971.

*

REVERENDO ROBERTO BRASILEIRO SILVA

O Reverendo Roberto Brasileiro Silva, 68 anos, é o presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB). Mineiro da cidade de Guimarânia, ocupa pela quinta vez a presidência do Supremo Concílio, entidade que coordena a Igreja Presbiteriana do Brasil.

Filho de Maria Joana e do ferreiro Alberto da Silva, com quem Roberto aprendeu também o ofício de forja dos metais, é também professor no Instituto Bíblico Eduardo Lane nas disciplinas de Teologia Sistemática, Ética Cristã, Aconselhamento Pastoral, Administração Pastoral e Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil. Outra função que ocupa é de pastor da Igreja Presbiteriana do Bairro Constantino, em Patrocínio (MG), trabalhando no local desde sua fundação em 1983.

O reverendo é casado com a pedagoga Solange Tambelini Brasileiro, com quem tem os filhos: Priscila, Eduardo e Gustavo. É avó de Valentine, Eduardo, Melissa e Roberto. Gustavo, um dos filhos do reverendo, é vice-prefeito de Patrocínio.

*

RODOLFO DOUBEK FILHO, arquiteto

O curitibano Rodolfo Doubek Filho é arquiteto, urbanista e paisagista, graduado pela primeira turma de Arquitetura da Universidade Federal do Paraná. Com mais de 40 anos de atuação, imprimiu um estilo presente em vários espaços do Paraná, do Brasil e do mundo.

Em Curitiba, é responsável pela concepção do Parque Tanguá e da Fonte da Memória, no Largo da Ordem.

Tem projetos de destaque no Brasil, EUA e Peru – entre edificações residenciais e comerciais, restaurações com reciclagem de uso, além de decoração de interiores.

Sua atuação rendeu um verbete no  livro “Earth Sheltered Houses – na Annotated Bibliography, 1950-1985”, editado nos EUA por Pauline A. Keehn, e também em “Arquitetos do Brasil”, editado em 1995 pela Salamandra, no Rio de Janeiro.

Teve forte influência do pai, o desenhista, pintor, litógrafo, Ilustrador, cartógrafo e colecionador Rodolpho Doubek, e da mãe da mãe Érica Guilhermina Urban, conhecida como Dona Pequena – também figuras marcantes de Curitiba.

*

SÉRGIO FERRO, artista plástico

O artista plástico Sérgio Ferro Pereira nasceu em Curitiba, em 25 de julho de 1938. 

Estudou em São Paulo, onde se formou arquiteto pela Faculdade de Urbanismo da Universidade São Paulo. Depois, se especializou em Museologia e Evolução Urbana. Além da formação acadêmica, dedicou-se à pintura, ao desenho e à arte mural. Seus trabalhos em mural estão presentes no Memorial da América Latina (São Paulo), no Memorial da Cidade (Curitiba) e na França.

Dono de profunda visão social, em meados dos anos 1960 integrou o Grupo Arquitetura Nova, ao lado de Rodrigo Lèfreve e Flávio Império. Descontente da situação política, deixou o país em 1972. Desde então vive na França, onde foi professor na Escola Nacional Superior de Grenoble.

Há sete anos, recebeu o título de Cidadão benemérito do Paraná.

*

SERGIO MORO, ministro da Justiça e Segurança Pública*

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, é paranaense nascido em Maringá, em 1972. Embora sonhasse ser escritor quando criança, se formou em Direito na Universidade Estadual de Maringá, em 1995. Realizou em parte o sonho da infância escrevendo livros na área jurídica. Dois anos depois da formatura foi aprovado no concurso para juiz federal.

Em 2003 assumiu a 1.ª Vara Especializada em Crimes contra o Sistema Financeiro e Lavagem de Dinheiro, em Curitiba. Atuou no caso Banestado, que resultou na condenação de 97 pessoas. Em 2012 foi juiz instrutor no Supremo Tribunal Federal, no escândalo que ficou conhecido como Mensalão.

Foi professor de direito processual penal na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e juiz federal da 13ª Vara Criminal Federal de Curitiba, sendo responsável pelos julgamentos ligados à Lava Jato, considerada a maior investigação contra a corrupção no Brasil e uma das maiores do mundo.

*

VITOR TAVARES, paratleta

O curitibano Vitor Tavares, 20 anos, começou a jogar parabadminton há apenas três anos, mas já conquistou muitas medalhas no esporte. O jovem está na briga por uma vaga para as Paralimpíadas de Tóquio 2020.

O resultado mais importante da carreira aconteceu no dia 1º de setembro deste ano, quando Vitinho, como é conhecido no meio esportivo, ganhou a medalha de ouro nos Jogos Parapan-Americanos 2019, em Lima, no Peru.

No mês de agosto, em Basel, na Suíça, no Mundial de Parabadminton 2019, Vitor Tavares também brilhou e ganhou três medalhas de bronze para o Brasil.

Vitor Tavares é paratleta beneficiado pelo Programa de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba.

 

*Carlos Roberto Massa foi representado na cerimônia por seu filho Gabriel Massa. Condecorados, Jaime Lerner, Sergio Moro e Enrique Iglesias receberão seus diplomas e medalhes em outra data.