Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
2 anos de trabalho

Conheça as iniciativas na área de Agricultura e Abastecimento

Para estimular a população a continuar a consumir frutas e verduras no inverno, quando há queda de venda, as 15 unidades do programa promoveram, durante dois meses, a Quarta Mais Saudável, com os produtos a R$ 1,79 o quilo. - Na imagem, Sacolão da Família na Rua da Cidadania do Boa Vista. Foto: Pedro Ribas/SMCS

No primeiro ano da atual gestão (2017), o setor de agricultura e abastecimento desenvolveu um trabalho de renovação e redução de custos dos programas de segurança alimentar do município.

Em uma série de iniciativas, colocou-se em dia a manutenção da estrutura dos Armazéns da Família, ampliou-se a faixa de atendimento das famílias nesses armazéns, custos das operações dos restaurantes populares foram reduzidos, contratos renegociados, programas como o Horta do Chef foram lançados, entre outras ações.

No segundo ano de gestão, o setor avançou em várias frentes.

Outras iniciativas desenvolvidas pela área em 2018:

Agricultura urbana

• Implantação do programa Jardins de Mel nas hortas comunitárias Santa Rita IV, no Tatuquara; Rio Bonito, no Campo do Santana; e do Fazendinha,  beneficiando no total 200 agricultores urbanos dos três espaços que têm apoio da Prefeitura. (junho e dezembro/2018)
  • Parceria entre a Prefeitura e a Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR) permitiu a entrega de sistemas de compostagem (minhocários) para nove escolas municipais (Augusto Cesar Sandino, Bela Vista do Paraíso, Curitiba Ano 300, Doutel de Andrade, Professor José Wanderley Dias, Professor Lauro Esmanhoto, Romário Martins, Ulysses Silveira Guimarães e Ruth Cardoso). Os equipamentos permitem transformar resíduos orgânicos produzidos nas cozinhas das unidades em adubo para hortas das escolas municipais. (outubro 2018)

Sacolão da Família

• Para estimular a população a continuar a consumir frutas e verduras no inverno, quando há queda de venda, as 15 unidades do programa promoveram, durante dois meses, a Quarta Mais Saudável, com os produtos a R$ 1,79 o quilo. (entre agosto e setembro)
  • Licitação do Sacolão da Família da Praça Rui Barbosa, na Rua da Cidadania da Matriz. A 16ª unidade do programa, a primeira do centro da capital, deverá ser inaugurada no primeiro trimestre de 2019. (setembro/2018)

Segurança alimentar

• Durante a semana de aniversário de Curitiba, a Prefeitura realizou o Festival Comida de Verdade, que incentivou os curitibanos a adotar práticas saudáveis de alimentação (mais frutas e verduras e menos alimentos industrializados). A programação teve feira livre na Rua Jesuíno Marcondes, no Centro; chef de cozinha assinando cardápio dos restaurantes populares; aulas show em feiras, mercados e Armazéns da Família; e cursos de aproveitamento total do alimento em feiras e na Horta Comunitária do Cajuru. (março/2018)
  • Organizado pela Prefeitura e Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba (Comsea), o evento de celebração do Dia Mundial da Alimentação (16/10) teve tenda gigante na Praça Osório, onde foram apresentados todos os programas de segurança alimentar da Prefeitura (Armazéns da Família, Sacolões da Família, feiras, mercados, restaurantes populares e hortas urbanas), feira de agricultores familiares de cooperativas da Grande Curitiba e promoção de frutas e verduras (a R$ 1,89 o quilo) nos sacolões e pontos do Nossa Feira. (outubro/2018)
  • Criação da nova Câmara Intersetorial Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) da capital, que é responsável pelo 2º Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional para o período 2019/2022. (outubro/2018)

Integração com a Região Metropolitana

• - Agudos do Sul (fevereiro/2018) e Mandirituba (março/2018) voltaram a ter unidades do Armazém da Família. Ao todo, dez municípios da Grande Curitiba retomaram convênios com a Prefeitura de Curitiba para ter acesso ao programa (com unidades próprias ou com a população podendo comprar nas unidades da capital).
  • - Lançamento do Selo Qualidade “Poncã Vale do Ribeira”, iniciativa da Prefeitura através do Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (Pró-Metrópole). Ao todo, 125 famílias de produtores da fruta, de Cerro Azul, Doutor Ulysses, Itaperuçu e Rio Branco do Sul, foram beneficiadas. (maio/2018)
  • Primeira edição do Festival Sabores do Pinhão, que celebrou o fruto típico do Paraná e reuniu no Mercado Municipal de Curitiba comerciantes do espaço, representantes do turismo rural da Região Metropolitana de Curitiba e entidades que buscam incentivar o consumo consciente da semente da araucária.
  • Assinatura de convênio entre a Prefeitura de Curitiba e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR) para capacitação de agricultores da agricultura familiar de 11 municípios da Grande Curitiba e Litoral. Estão sendo investidos R$ 1 milhão na capacitação dos produtores (R$ 300 mil do município e R$ 700 mil do Sebrae/PR). (setembro/2018)
  • 1º Encontro das Cooperativas da Agricultura Familiar da Região Metropolitana de Curitiba. Iniciativa da Prefeitura e do Pró-Metrópole, o evento teve como objetivo capacitar os agricultores para fornecerem para os Armazéns da Família e para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que na capital é administrado pela Prefeitura. (outubro/2018)