Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
CPF na Nota

Confira os números do 30º sorteio do Nota Curitibana

Confira os números do 30º sorteio do Nota Curitibana. Curitiba, 30/04/2021. Foto: Luiz Costa/SMCS

A Prefeitura de Curitiba realizou, nesta sexta-feira (30/4), o 30º sorteio do programa Nota Curitibana, com prêmios de R$ 50 mil, R$ 20 mil e R$ 10 mil, além de 15 mil prêmios de R$ 10.

Os números sorteados foram 230.419 para o primeiro prêmio; 243.253 para o segundo prêmio; e 912.348 para o terceiro prêmio.

Se os premiados tiverem indicado entidades de assistência social para concorrer, as instituições receberão respectivamente R$ 25 mil, R$ 10 mil e R$ 5 mil. Esse valor é um valor adicional – sorteado e entidade não dividem os prêmios.

Os valores já estão livres de Imposto de Renda. Os nomes dos ganhadores devem ser conhecidos até 5 de maio. O prêmio será entregue em evento na Prefeitura de Curitiba.

Concorreram nesse sorteio as notas fiscais pedidas em dezembro de 2020. Foram gerados 1.534.625 bilhetes para 76.795 pessoas.

Benefícios para todos

Lançado em 2018, o programa Nota Curitibana incentiva a emissão de nota fiscal na área de serviços e contribui para inibir a sonegação de impostos ao mesmo tempo em que gera créditos e distribui prêmios para o contribuinte.

“Ao mesmo tempo em que o programa reduz a sonegação, ele traz benefícios para o contribuinte, que pode participar dos sorteios e acumular créditos”, diz Mario Nakatani Júnior, coordenador do programa na Prefeitura.

Desde o início do Nota Curitibana já foram pagos R$ 7,085 milhões em prêmios para pessoas físicas e entidades sociais. Foram contemplados, até agora, 73.415 participantes e 33 entidades de assistência social. O programa conta agora com 150. 877 cidadãos cadastrados e 155.146 empresas prestadoras de serviços emitindo nota fiscal de serviços eletrônica.

Como participar

Para participar dos sorteios, o contribuinte precisa fazer um cadastro no site do Nota Curitibana e informar o CPF na emissão da nota fiscal.

Vale lembrar que o cadastro do Nota Paraná, programa do governo estadual, não vale para o Nota Curitibana, cujos créditos são gerados em notas eletrônicas emitidas por prestadores serviços no município.

É possível pedir o CPF na nota de serviços em estabelecimentos como como planos de saúde, escolas particulares, lavanderias, corretagem de seguros, faculdades, cursos de idiomas, construtoras, oficinas mecânicas, empresas de vigilância e limpeza, dentre outros.

A cada consumo do serviço é gerado um bilhete na primeira nota fiscal eletrônica do mês, independentemente do valor, e, na sequência, um cupom a cada R$ 50, com validade para o mês do respectivo sorteio.

Além dos prêmios, os participantes podem usar os créditos para abater até 50% do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Em breve, adiantou Nkatani Júnior, devem ser lançadas novidades no programa, com novas funcionalidades para a utilização dos créditos gerados.

Todo mês são sorteados prêmios de R$ 50 mil, R$ 20 mil e R$ 10 mil. O contribuinte, ao se cadastrar, pode indicar uma entidade de assistência social, que recebe um prêmio adicional de R$ 25 mil, R$ 10 mil e R$ 5 mil se ele for sorteado.  Em datas especiais, como o Natal, prêmio é de R$ 150 mil, e a entidade recebe outros R$  25 mil.

Sorteio

Nesta sexta-feira (30/4), o sorteio foi presidido por Mario Nakatani Júnior e Rodrigo Colchon Maciel foi o secretário da sessão. A mesa foi composta ainda pela auditora Elisângela Kramar, da Mazars Auditores, e Ilson Lins da Silva (analista de sistemas da Prefeitura).

O processo é feito por meio de um microcomputador, com sistema operacional e softwares usados exclusivamente para o Nota Curitibana. O aparelho fica guardado em um cofre e permanece em uma embalagem selada até o momento do sorteio.