Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade 156 Acesso à informação
Regional Bairro Novo

Conferência de saúde discute desafios do futuro

Conferência de saúde discute desafios do futuro.

No próximo dia 29 de junho, profissionais de saúde e comunidade da Regional Bairro Novo vão discutir as prioridades sanitárias para a região a serem implantadas nos próximos quatro anos.

A 11º Conferência Distrital de Saúde, que vai acontecer na Faculdade Facear, no Sítio Cercado, terá como tema “Atenção à Saúde em Curitiba e os Desafios para o Futuro”.

De acordo com o supervisor do Distrito Sanitário do Bairro Novo, Joari Stahlschmidt, o evento acontece a cada quatro anos.

“Nosso objetivo é estimular hábitos saudáveis na população”, disse Joari.

Para não tornar a discussão aleatória, a conferência distrital foi precedida das conferências locais, realizadas nas 12 unidades de saúde que atendem a população do Sítio Cercado, Ganchinho e Umbará.

Além da definição de temas, também foram escolhidos como delegados membros da comunidade que participarão das discussões. São pessoas que integram associações de moradores, clube de mães, grupo de fazem atividade física nos equipamentos da Prefeitura.

Nesta 11° conferência, serão tratados quatro subgrupos: aplicativo Saúde Já, saúde mental, planejamento familiar e o programa Escute seu Coração.

“Vamos incentivar o uso do aplicativo Saúde Já, que tira as pessoas das filas nas madrugadas. Tem também a questão da saúde mental dos jovens, buscando prevenir casos de surto”, comentou Joari.

Outro ponto importante, é a ampliar a disseminação do programa Escute Seu Coração, que além de ensinar a prevenção da hipertensão, também orienta os pacientes que já são acometidos da doença, a ter hábitos mais saudáveis.