Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Semana de espetáculos

Conexão Cultural integra arte e conhecimento na Regional Cajuru

Prefeito Rafael Greca assiste apresentação de teatro no Caminhão Palco na rua da Cidadania do Cajuru. Curitiba, 17/05/2019. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

Terminou nesta sexta-feira (17/5), na Regional Cajuru, a semana de espetáculos teatrais e sessões de cinema do projeto Conexão Cultural. Cerca de 200 estudantes e profissionais da rede municipal de ensino assistiram à última encenação do evento, que também contou com a presença do prefeito Rafael Greca na plateia.

“Curitiba investe fortemente no conhecimento e o teatro é um espaço de reflexão e de defesa da cidadania e da sociedade contra as fake news”, disse Greca, que assistiu à primeira parte da peça Agora É Hora do Código Binário, da companhia gaúcha A Casa do Bispo, ao lado das crianças das escolas Pilarzinho, Irati, Madre Antônia, Ritta Anna e Ayrton Senna.

Por meio dos personagens Joca e Juju, a peça conta a história das crianças que queriam ser inventoras e se relacionavam com o mundo e o conhecimento por meio de fontes de informação tradicionais, como os livros, e tecnológicas, como os smartphones. O objetivo foi estimular os curitibinhas a fruir do conhecimento como o caminho e, no futuro, se tornarem produtoras de ciência e tecnologia.

O projeto Conexão Cultural reuniu 2,5 mil pessoas durante as apresentações feitas na semana, entre estudantes da rede municipal, integrantes da comunidade e de entidades parceiras da prefeitura.

Oportunidades paralelas

“Além do acesso aos bens culturais do projeto, a vinda do Conexão Cultural proporcionou a cada estudante dos bairros distantes da nossa Regional a oportunidade de visitar um bairro diferente, a Rua da Cidadania e seus equipamentos, como a Casa da Leitura Hilda Hilst”, observou a coordenadora do Núcleo Regional da Fundação Cultural, Nilza Raimundo.

Conhecer a cidade, sua história e seus ícones por meio de visitas guiadas e frequência a espetáculos e exposições é o objetivo do programa Linhas do Conhecimento, da Secretaria Municipal da Educação. A participação no Conexão Cultural foi uma de suas atividades.

Com dez anos de existência, essa foi a primeira vez que o Conexão Cultural e seu ônibus-arena itinerante visitaram Curitiba - uma das oito cidades brasileiras a receber suas quatro peças teatrais e uma sessão de cinema por dia. Foram três dias e meio de atrações e diversão. A Prefeitura e a Fundação Cultural apoiaram o evento, que é financiado pela Lei de Incentivo à Cultura  e foi patrocinado pela empresa Uber.