Curitiba vai discutir os principais temas que envolvem o combate às mudanças climáticas. Nesta terça-feira (5/11), a capital paranaense vai sediar a 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente com o tema “Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica”. O evento será feito no Salão de Atos do Parque Barigui, das 8h30 às 18h.
A conferência é organizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, com o objetivo de estimular debates e mobilização social, fortalecendo a criação e efetivação de políticas públicas sobre a emergência climática de maneira democrática. O evento vai reunir o poder público, setor privado e a comunidade. As inscrições prévias foram feitas pelo Portal Aprendere da Prefeitura de Curitiba.
O evento também precede a Conferência Estadual do Meio Ambiente, que deve ser realizada em 2025, assim como a nacional, que também será feita no próximo ano. Além das discussões, haverá a eleição da delegação que representará o município na etapa estadual.
Os inscritos poderão se candidatar para compor a delegação, serão eleitos seis indivíduos, três delegados e três suplentes, que preferencialmente devem representar a sociedade, a iniciativa privada e o poder público. Até o momento, já foram realizadas quatro Conferências Nacionais do Meio Ambiente, sendo a primeira em 2003 e a última em 2013.
Criação de propostas
A conferência municipal também tem como função a criação de propostas que serão encaminhadas para a etapa estadual. Os participantes serão convidados a participar da elaboração em um dos cinco respectivos eixos: mitigação; adaptação e preparação para desastres; justiça climática; transformação ecológica; governança e educação ambiental.
Cada grupo irá levantar duas propostas, que serão apresentadas em plenário durante o evento.
Serviço
5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente
Data: terça-feira (5/11), das 8h30 até 18h
Endereço: Alameda Ecológica Burle Marx, S/N – Santo Inácio