Ir para o conteúdo
SUS Curitiba

Caminhada pela Saúde Mental neste sábado encerra programação do Setembro Amarelo

Profissionais de saúde, usuários de serviços, familiares e a população vão percorrer, a partir das 9h30, o calçadão da Rua XV em um movimento de valorização da vida e incentivo ao autocuidado

Caminhada pela Saúde Mental neste sábado encerra programação do Setembro Amarelo. Curitiba, 24/09/2026. Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove, neste sábado (26/9), a Caminhada pela Saúde Mental, evento da Prefeitura de Curitiba que marca o encerramento da programação do Setembro Amarelo, mês dedicado à promoção da saúde mental. A concentração será às 9h30, na Praça Santos Andrade, no Centro, com saída prevista para às 10h, seguindo pelo calçadão da Rua XV de Novembro, até a Boca Maldita.

O evento vai reunir profissionais de saúde, usuários de serviços de saúde mental, familiares e a população em um movimento de valorização da vida, conscientização e incentivo ao autocuidado. Todos os participantes estão convidados a vestir roupas amarelas ou brancas.

“Mais do que marcar o encerramento do Setembro Amarelo, esta caminhada simboliza o cuidado em saúde mental que queremos fortalecer durante todo o ano. As ações realizadas ao longo do mês, em toda a nossa rede, ampliaram o diálogo, acolhimento e prevenção. Agora, convidamos a população para caminhar conosco e reafirmar que cada vida importa e que ninguém precisa enfrentar sozinho os momentos de dificuldade. Vamos juntos!”, afirma a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak.


Oficinas

Após a chegada dos participantes à Boca Maldita, próximo à Praça Osório, terão início em uma tenda oficinas de musicoterapia e atividades com orientações sobre os cuidados com a saúde mental. A programação busca promover momentos de convivência, acolhimento e reflexão, reforçando que falar sobre sentimentos, fortalecer vínculos e procurar ajuda quando necessário também são atitudes de cuidado.

Setembro Amarelo

O evento de encerramento do Setembro Amarelo é o ponto alto de toda uma programação que mobilizou toda a rede do SUS Curitiba durante o mês dedicado à promoção da saúde mental. Unidades de saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Centros de Atenção Psicossociais (Caps), entre outros serviços do município, realizaram ações voltadas à promoção da saúde mental e à valorização da vida. A programação incluiu orientações em salas de espera, rodas de conversa, palestras e atividades com abordagens adaptadas aos diferentes públicos.

A Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas) também participa da organização da caminhada. 

Serviço

Caminhada pela Saúde Mental – Encerramento do Setembro Amarelo
Data: sábado (26/9)
Horário: concentração 9h30 e saída a partir das 10h
Local: Praça Santos Andrade, Centro
Percurso: 700 metros do calçadão da Rua XV de Novembro até a Boca Maldita (Praça Osório)