Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Primeira votação

Câmara aprova orçamento de Curitiba para 2012

Os vereadores aprovaram, nesta quarta-feira (14), em primeira votação, o Orçamento da Prefeitura de Curitiba para 2012. A previsão de orçamento é de 5,1 bilhões. O valor é 9,7% maior que o orçamento deste ano, de R$ 4,6 bilhões. A Lei Orçamentária Anual (LOA) foi aprovada por unanimidade no primeiro turno. A segunda votação vai acontecer na sexta-feira (16).

Junto com o texto original enviado pela Prefeitura foram acrescentadas 786 emendas dos vereadores. A proposta da LOA 2012 prevê investimentos de R$ 984,3 milhões em saúde, R$ 829,6 milhões em educação e R$ 479,5 milhões em obras públicas. Deste total, as maiores fontes de receitas têm origens municipais (57%), estaduais (17%) e federais (16%).

O vereador João do Suco, líder do governo na Câmara, afirmou que está sendo debatida a aplicação dos recursos nas áreas mais prioritárias, como habitação, ação social, saúde, educação, obras e segurança. “O orçamento está bem distribuído, com investimentos transparentes, principalmente em benefício da família curitibana”, disse João do Suco.

Para o presidente da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, Paulo Frote, o destaque desta votação é o índice maior de emendas apresentadas  em relação a 2011. No orçamento anterior foram apreciadas 595 e, para este orçamento, são 786, significando um acréscimo de 38,9%.