Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade 156 Acesso à informação
Solidariedade

Calouros pintam muros de escola municipal em trote solidário

Calouros da UFPR pintam muros da escola Mirazinha Braga em trote solidário. Na imagem, vice-diretora da escola, Enize Kossatz Hunzicker e Pedro Henrique Barbosa Benthiem. Curitiba, 08/02/2019 Foto:Divulgação

Calouros do curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR) vão participar neste sábado (9/2) de um trote solidário. O grupo vai pintar os muros da Escola Municipal Mirazinha Braga, no Bom Retiro. A escola atende 591 estudantes em turmas do ensino fundamental.

A ideia é que a recuperação dos muros funcione como uma lição de cidadania para os universitários. A ação, explica a vice-diretora da escola, Enize Kossatz Hunzicker, será conjunta com a comunidade escolar.

No trote, os 80 calouros vão doar tempo e disposição e a escola e a comunidade os recursos para preservação do patrimônio público. “Todos se envolvem e isso é o diferencial do trote solidário, que é um exemplo para toda sociedade”, diz Enize.

A realização de trotes solidários aumenta ano após ano, com a substituição de brincadeiras que, por vezes, humilhavam os calouros, por ações cidadãs. “O trote solidário é mais significativo e serve como forma de conscientização para veteranos e calouros”, disse Pedro Henrique Barbosa Benthiem, estudante 3º período de Medicina da UFPR e um dos organizadores do trote solidário.

Segundo Pedro, a prática é uma forma de os acadêmicos das universidade públicas retribuírem para a sociedade a oportunidade de terem um bom espaço para estudar. “Mostrar o resultado final é o que nos motiva e estamos demonstrando uma ação positiva da universidade para a comunidade”, disse o estudante.

Serviço: Trote Solidário

Local: Escola Municipal Mirazinha Braga (Rua Coronel João Guilherme Guimarães,1.500, Bom Retiro)

Data: sábado (9/2)

Horário: a partir das 13:30