Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Prefeitura nos Bairros

Cajuru pede melhorias no trânsito e praças e horta comunitária

Prefeito Rafael Greca participa do encontro Prefeitura nos Bairros, com moradores da Regional Cajuru. Curitiba, 22/08/2019. Foto: Pedro Ribas/SMCS

A Regional Cajuru vai receber melhorias no trânsito e em praças e mais uma horta comunitária a partir das solicitações feitas durante o Prefeitura nos Bairros, na tarde desta quarta-feira (21/8), no salão da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Belém, no Centenário.

Na presença de 250 moradores dos bairros Cajuru, Uberaba, Guabirotuba, Capão da Imbuia, Tarumã e Jardim das Américas, o prefeito Rafael Greca ouviu as demandas da comunidade e apresentou as melhorias feitas nos seis bairros nos últimos dois anos e meio

“Vim colher ideias para aplicar no orçamento e para desenharmos juntos o futuro desta próspera região de Curitiba. A Prefeitura tem de estar onde o povo está”, disse o prefeito.

Melhorias para o trânsito

Na audiência, o empresário Ivan Martinhuk, 65 anos, solicitou a proibição do estacionamento dos carros em um dos lados da Rua Tenente Ricardo Kirch, próximo à Escola São Carlos Borromeu, no Jardim das Américas. A Setran vai realizar a alteração nos próximos 15 dias. 

“Muito bom esse formato de audiência, porque as demandas são solucionadas. Também foi interessante ouvir o relato do que está sendo feito nos bairros”, disse Ivan Martinhuk.

O prefeito também autorizou o reforço da sinalização e a pintura da travessia elevada em frente à Igreja do Evangelho Quadrangular do Capão da Imbuia, na Rua Delegado Leopoldo Belczak, e a poda das árvores no córrego da Avenida Governador Agamenon Magalhães, dando melhor a visibilidade dos motoristas.

No Uberaba, será feito o retorno na Avenida Comendador Franco Avenida Comendador Franco, entre as ruas General Setembrino de Carvalho e a Dr. Alfredo Vieira Barcelos, para redução de acidentes.

No Cajuru, Marisa Tchorney Guimarães soube que já existe projeto para a instalação de uma ilha de segurança de travessia em frente a Escola Municipal Irati. No Jardim das Américas, o estudo do binário entre as ruas Hugo de Barros e João Itiberê também será feito.

Praças revitalizadas

A auxiliar de serviços de limpeza Francisca Cardoso de Sá, 56 anos, solicitou ao prefeito a revitalização da Praça da Amizade, no Uberaba, e saiu da audiência com um sorriso no rosto. 

“Essa reunião é sensacional. O povo vê o prefeito de perto e já fica sabendo se seu pedido vai ser atendido ou não e o motivo. Vou levar uma ótima notícia lá para a comunidade. Vamos ter a praça linda”, disse.

No mesmo bairro, o prefeito também autorizou a reforma do play ground do Jardinete Coronel Almir Silva, e de estudos para instalação de um playground ou de uma horta no terreno destinado para a sede da Associação de Moradores da Vila Lorena.

Para o Grupo Imaculado Coração de Maria, o prefeito assegurou que a Praça Cova da Iria, no Tarumã, vai ser revitalizada. 

Horta comunitária e feira 

Greca aprovou a implantação de horta comunitária no Jardim das Américas, pedido da liderança comunitária Danielle Forbeci Suzuki.

O prefeito também contou ao artesão do Capão da Imbuia Leonardo Winch que em setembro começa a Feira Regional do Cajuru, solucionando a demanda que o artesão trouxe ao Prefeitura nos Bairros.

Agradecimentos

Na reunião, o representante José Wilmar Ferraz Nascimento agradeceu a inclusão da Festa Junina da Rua da Cidadania do Cajuru na programação oficial da Fundação Cultural de Curitiba e o morador Francis Klein, do Capão da Imbuia, pela implantação das luminárias de LED nas ruas do bairro. Os moradores também agradeceram pelas reformas na Escola Municipal Irati.

Esta é a sexta audiência do programa Prefeitura nos Bairros, que começou em julho e já passou pelas regionais Pinheirinho, CIC, Boa Vista, Santa Felicidade e Boqueirão. A próxima etapa será no dia 28 de agosto, na Regional Bairro Novo.

Presenças 

Participaram do evento o vice-prefeito Eduardo Pimentel; os vereadores Serginho do Posto, Bruno Pessuti, Edson do Parolin e Colpani; a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi; o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues; o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi; o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Trawtwein; o presidente da Cohab, José Lupion Neto; a administradora da Regional Cajuru, Adriane Cristina dos Santos; o comandante da Guarda Municipal, Odgar Nunes Cardoso; e o pároco da Igreja Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Belém, padre Aurélio Falarz.