Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Volta às aulas

Blitze da Escola de Trânsito orientam motoristas e estudantes em Curitiba

Blitze da Escola de Trânsito orientam motoristas e estudantes em Curitiba. Foto: Divulgação

Esta semana, com o fim das férias dos estudantes da rede municipal de ensino de Curitiba, a Superintendência de Trânsito (Setran) retomou o trabalho de orientação, com dicas de segurança no trânsito no entorno das unidades educacionais. Motoristas e pedestres recebem dos agentes várias dicas e materiais impressos para um trânsito mais seguro.

O cuidado com o trânsito no entorno das unidades é fundamental, segundo a coordenadora da Escola Pública de Trânsito (EPTran), Patrícia Bastos.

“Cuidado ao atravessar a rua, lembrando que a criança é responsabilidade do adulto, que deve caminhar com ela na calçada, segurando pelo punho preferencialmente. Dentro do carro usar sempre o dispositivo de retenção adequado, como a cadeirinha. E o desembarque das crianças deve ser pelo lado da calçada”, orienta Patrícia.

Nesta sexta-feira (23/2), a orientação foi na Escola Municipal Enéas Marques dos Santos, no bairro Capão da Imbuia, como parte das ações do projeto Volta às Aulas Blitz Educativa. São dez unidades atendidas, uma de cada regional.

As equipes da EPTran chegam nas unidades e sinalizam o entorno com cones e painéis educativos para alertar os vizinhos e todos que passam pelo local sobre a Blitz Educativa.

Em seguida, conversam com a diretora para saber quais os problemas que a escola enfrenta em relação ao trânsito, como fila dupla na rua para buscar os filhos, estacionar em local proibido, circulação de carro na contramão, ausência de faixa de pedestres, entre outras situações.

Os agentes de trânsito também orientam os pais ou responsáveis e os motoristas das vans sobre o uso correto do cinto de segurança e outros dispositivos de segurança.

A EPTran

A Escola Pública de Trânsito de Curitiba desenvolve atividades de conscientização do cidadão para aumentar a segurança no trânsito e a preservação da vida. Inaugurada em setembro de 2015, tem espaço para atividades educativas e recreativas.

As instituições e escolas interessadas podem agendar visitas neste link.