Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Regional Tatuquara

Bazar da FAS e ações contra doenças cardiovasculares

Dia Mundial da Hipertensão movimentam secretarias de Saúde e de Esporte, Lazer e Juventude que foram mobilizados para ações do de solidariedade. Na imagem, Luciana Kusman, coordenadora do Distrito Sanitário do Tatuquara. Curitiba, 17/05/2019. Foto: Levy Ferreira/SMCS

Atenção à saúde e uma ação de solidariedade agitou a sexta-feira (17/5) na Rua da Cidadania do Tatuquara. Integrantes das secretarias da Saúde e do Esporte, Lazer e Juventude foram mobilizados para ações do Dia Mundial da Hipertensão na entrada do auditório.

Paralelamente, a Fundação de Ação Social (FAS), através do seu núcleo regional, realizou a Veste Curitiba Mulher 2019, um grande bazar de roupas e acessórios que foram disponibilizados gratuitamente para as mulheres da região.

De acordo com Luciana Kusman, coordenadora do Distrito Sanitário do Tatuquara, o objetivo de marcar esta data é chamar a atenção da população para o grave problema da hipertensão. “É uma doença crônica que precisa ser acompanhada. Além disso, é possível prevenir praticando exercícios físicos regularmente e adotando a alimentação saudável. O autocuidado é a chave para ter uma vida saudável”, disse.

Hoje também foi comemorado o Dia da Luta Antimanicomial, cujo objetivo é combater o isolamento de pessoas com sofrimento mental em nome de eventuais tratamentos. Foi realizada uma gincana com vários jogos entre pacientes do Caps – Centro de Assistência Psicossocial, na quadra de esportes da Rua da Cidadania do Portão.

Coração e febre amarela

Quem atendeu ao convite para participar das atividades, teve oportunidade de aferir a pressão arterial e de tomar a vacina contra febre amarela. Além disso, foi colocada à disposição dos interessados uma orientações do programa Escute seu Coração da Prefeitura, que estimula estilos de vida saudáveis e a promoção da saúde, principalmente a prevenção de doenças cardiovasculares. E também exames de bioimpedância - que avaliam composição corporal, peso dos ossos, gordura corporal, porcentagem de água, idade metabólica, peso, altura e IMC – Índice de Massa Corpórea.

“Eu tenho 71 anos, mas a minha idade corporal é de 56 anos, segundo este estudo”, disse Terezinha Tavares da Costa, que exibia orgulhosa a planilha. Ela disse que costuma cuidar da saúde e faz seu acompanhamento da Unidade de Saúde Rio Bonito.

Veste Curitiba

O núcleo da FAS Tatuquara distribuiu convites para a clientela dos sete CRAS – Centro de Referência e Assistência Social -, da região para o bazar da Veste Curitiba Mulher 2019. Foram colocados à disposição 20 mil peças, 300 pares de calçados e cerca de 300 peças de acessórios femininos gratuitamente.

Marcelo Venâncio explicou que mesmo com o mau tempo havia expectativa de receber cerca de 250 pessoas para o evento. Além da clientela dos CRAS, vieram também pessoas comunidade do Tatuquara que são assistidos pela entidade.

Dona Marli Rytchinski, 62 anos, moradora no Jardim da Ordem, aproveitou a oportunidade. Ela faz parte do CRAS Laguna. “É a primeira vez que participo deste bazar e consegui escolher peças de roupas para incrementar o guarda-roupa”, disse.

Tânia dos Santos, moradora no Santa Rita, também aproveitou o Veste Curitiba para escolher algumas peças de roupas gratuitamente. Ela não conseguiu encontrar um casaco para enfrentar o frio, mas achou uma calça e sapatos. Dona Tânia ainda lembrou de levar uma peças para a vizinha.