Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade 156 Acesso à informação
Conhecimento cultural

Bairro Novo encerra aulas de samba e Carnaval da Prefeitura

Prefeito Rafael Greca, participa da aula de Iniciação ao Samba na Regional do Bairro Novo. Curitiba, 20/02/2020. Foto: Ricardo Marajó/FAS

Nesta sexta-feira (21/2) foi a vez de os curitibinhas da Regional Bairro Novo caírem no samba na atividade sobre cultura brasileira promovida pela Prefeitura de Curitiba, em razão do Carnaval. A aula, em forma de espetáculo e com cara de festa aconteceu no Centro de Esporte e Lazer Bairro Novo.

O prefeito Rafael Greca assistiu à apresentação junto a 650 crianças das escolas municipais Sady Souza, Paulo Esmanhoto, Cecília Westphalen, Heráclito F. Sobral Pinto, Dona Lulu, Bairro Novo do Caic Guilherme Lacerda Braga Sobrinho e Paulo Freire.

“Vamos ver o samba, conhecer a história do carnaval e depois vamos dançar todos juntos”, convidou o prefeito.

Para a estudante Maria José Zumaeta, de 11 anos, que chegou no ano passado a Curitiba, vinda do Peru, tudo era novidade. Em seu primeiro Carnaval no Brasil, a expectativa era aprender tudo sobre o ritmo. “Acho interessante aprender a sambar também”, disse a aluna da Escola Municipal Dona Lulu.

Menos animada com a festa popular, mas no clima para a aula de samba, com uma saia de tule colorida, Gabriela Gruna, de 10 anos, chegou a arriscar alguns passos do ritmo. “Gosto mais ou menos do Carnaval, mas a história do samba é muito interessante”, reconheceu. Ela estuda na Escola Bairro Novo do Caic Guilherme Lacerda Braga Sobrinho.

História de respeito

O espetáculo mostrou às crianças, com muita música e informação, como o samba teve origem e os diversos tipos de samba existentes, além dos principais compositores.

As crianças conheceram grandes nomes brasileiros como Mestre Donga, João da Baiana, Sinhô, Noel Rosa, Paulinho da Viola, Cartola e Adoniran Barbosa, além de Palminor Rodrigues Ferreira, o Lápis, curitibano de renome nacional.

Tudo encenado por atores e músicos do Conservatório de MPB, e com a participação do personagem Curitibinha. Sua irmã, a Curitibinha, ajudou a animar as crianças antes da apresentação.

No final, todos foram convidados a afastar as cadeiras e cair no samba com o cortejo real do Carnaval de Curitiba, formado pelo rei momo, Felipe Júnior Oliveira de Souza Frausino, a rainha Jéssica de Almeida Barbosa e as princesas Joyce Kelly Alves Ramiro dos Santos e Edna dos Santos Souza.

Cultura brasileira

As aulas de história do samba passaram pelas dez Administrações Regionais em uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e a Fundação Cultural de Curitiba (FCC). O objetivo foi aprender sobre a cultura brasileira em outros espaços diferentes da escola.

Presenças

A presidente da Fundação Cultural, Ana Cristina de Castro, e o administrador da Regional Bairro Novo, Fernando Wernek Bonfim, também prestigiaram o espetáculo.