O Auto Natalino do Largo da Ordem estreou nesta quarta-feira (26/11), no Setor Histórico do bairro São Francisco. O espetáculo, que levou luzes e música às sacadas das construções mais antigas de Curitiba, tem produção da Fundação Cultural.
Ao dar início às celebrações, o prefeito Eduardo Pimentel comentou que o auto do Largo da Ordem é uma das 150 atrações do Natal de Curitiba 2025. “Estou aqui com minha família para convidar todos vocês para vivermos juntos o maior e melhor Natal do Brasil”, disse o prefeito, ao lado da primeira-dama, Paula Mocellin, e dos filhos, Eduardo, Leonardo e Luca.
Com encenações e cantos, o auto apresentou as estações sagradas, como a Anunciação e a Natividade, nos casarões históricos. O público acompanhou a pé o trajeto desde a Praça Garibaldi (Palacete Wolf) até o Largo da Ordem. Diversos personagens, como os reis magos, anjos e arautos, surgem em cada trecho do auto, anunciando o nascimento de Jesus.
Como parte do simbolismo foi acesa a Árvore da Vida de 11 metros de altura, formada por 5 mil vasinhos de sálvias. No auge do espetáculo ocorreu a formação do presépio vivo em frente à Casa Romário Martins.
Casal Noel gigante
Um dos destaques foram os bonecos gigantes de Papai e Mamãe Noel com quatro metros de altura, que encantaram crianças e adultos ao conduzir o público entre as estações do auto. Os personagens foram criados pelo premiado artista e bonequeiro Eduardo Santos. Para dar vida aos bonecos são necessários cinco artistas em cada um dos bonecos, criando uma movimentação fluida e performática.
Emoção e Fé
A estudante de terapias integrativas Bruna Vitoria de Souza, de 29 anos, levou Melissa, de 8 anos. “Primeira vez que saio com ela no meio de um público, ela é autista, então essa noite é bem especial”, disse Bruna. “Essa oportunidade de ver as atrações de Natal da cidade, que são gratuitas, é maravilhosa, porque muita gente não tem acesso”, afirmou.
O empresário Felipe Cheliga, com a mulher, Gisele, e as filhas, Laura, de 4 anos, e Sofia, de 11, acompanharam a apresentação. ”O Natal de Curitiba está cada vez mais bonito e este espetáculo fica perto da nossa casa. Valeu a pena", disse. “Todo evento cultural é importante e a Prefeitura, ao promover esses espetáculos, mantém a cultura viva.”
Nesta semana, o Auto do Largo da Ordem será encenado na quinta (27/11) e no domingo (30/11), às 20h; na próxima semana, de segunda (1/12) a quarta (3/12), no mesmo horário.
Presenças
Compareceram o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão Junior, e o diretor do espetáculo, Edson Bueno; o presidente do Instituto Municipal de Turismo, Rodrigo Swinka; o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca; o chefe do Cerimonial e de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó; o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Tico Kuzma, e o vereador Serginho do Posto; e do Gabinete do Prefeito Tatiana Turra, Bruno Vilela e Ricardo Andreazza.
Com realização da Prefeitura de Curitiba, o Natal de Curitiba 2025 é apresentado pelo Bradesco e também tem como patrocinadores: Governo do Paraná, Ademicon, Condor Super Center, O Boticário, Rumo, Grupo Potencial, Ligga, Uninter, Electrolux, Volvo do Brasil, PUCPR/Grupo Marista, Família Madalosso, Consórcio Servopa, MiniPreço, Tenda, Favretto, Abrasel-PR, Super Muffato, Valor Real Construtora, Realiza Eventos e Festtone. A programação ocorre de 24 de novembro a 6 de janeiro, com apresentações até 23 de dezembro.