Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Conhecimento

Aula de campo na Prefeitura tem até história do Pirata Zulmiro

Prefeito Rafael Greca recebe crianças na Prefeitura no programa Linhas do Conhecimento. Curitiba, 17/05/2019. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

A história do Pirata Zulmiro embalou a aula de campo de 350 estudantes de escolas das dez regionais, que conheceram o Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura, nesta sexta-feira (17/5). Caracterizados como piratas, com direito a tapa-olhos e espadas, estudantes do terceiro ano conversaram com o prefeito Rafael Greca e com a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

“Sabiam que o Pirata Zulmiro não é lenda? Fomos pesquisar e encontramos o túmulo dele”, contou o prefeito. Zulmiro viveu na região da Vista Alegre, no século 19, e teria enterrado um tesouro, o que até hoje desperta a curiosidades dos moradores.

A atividade desta sexta-feira foi realizada pelo programa Linhas do Conhecimento, que prevê aulas de campo e propostas lúdicas e culturais em museus, parques, faróis, universidades. Mais de 86 mil estudantes já foram beneficiados desde 2017.

A secretária explicou que o Linhas do Conhecimento foi instituído com a intenção de fortalecer a consciência urbana, a sustentabilidade e o pertencimento. “O Linhas dá frutos como o respeito e o amor à cidade”, destacou Maria Sílvia.

Sob orientação de uma equipe de profissionais da Secretaria Municipal da Educação e dos professores das unidades, crianças e estudantes dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e das escolas percorrem diversos espaços da cidade para estudos e pesquisa, fortalecendo na prática os temas abordados nas salas de aulas. Todo o trabalho segue as propostas dos currículos do Ensino Fundamental e da Educação Infantil.

Ampliando horizontes

Participaram das atividades desta sexta-feira as escolas municipais Nossa Senhora da Luz dos Pinhais (CIC), João Amazonas (Tatuquara), Mirazinha Braga (Matriz), Doutor Guilherme Braga Sobrinho (Cajuru), CEI Prof. Nair de Macedo (Pinheirinho), Prof. Maria Cecília Westphalen (Bairro Novo), CEI Prof José Wanderley Dias (Boa Vista), Miguel Krug (Portão), CEI Raoul Wallemberg (Santa Felicidade) e Francisco Derosso (Boqueirão).

Conhecer a Prefeitura foi novidade para a estudante Maria Vitória Cabral Mariano, 7 anos, da escola João Amazonas. “Nunca tinha vindo aqui, adorei”, disse.

“Sou fã de história de piratas, ainda mais com tesouro”, admitiu Christofer de Sousa, 7 anos, da Escola Municipal Francisco Derosso.

Já Nicolly Cavalheiro, 7 anos, da Escola CEI Nair de Macedo, ficou surpresa com o tamanho do prédio. “Achei muito lindo este lugar, aqui trabalham as pessoas que organizam a cidade”, contou.

O prefeito recebeu cartas dos estudantes, contendo agradecimentos por cuidar da cidade e desenhos.