A delegação de Curitiba embarcou, na manhã desta sexta-feira (20/9), em busca do tetracampeonato dos Jogos da Juventude (Jojups) 2019. A fase final da 32ª edição dos Jojups será disputada em Londrina (Norte) de 20 a 29 de setembro.
Sete ônibus saíram de Curitiba levando 390 atletas, 22 técnicos e 43 integrantes do staff, entre servidores da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude, fisioterapeutas e equipes de apoio.
A delegação curitibana é uma das maiores dos Jojups e conta com 455 pessoas.
“Boa viagem a todos, bons jogos, se divirtam e busquem muitas vitórias. Tragam o tetracampeonato para Curitiba”, disse o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Emilio Trautwein, que acompanhou o embarque dos atletas.
Pais presentes
A saída da delegação foi em frente da sede da Smelj, na Rua Solimões, no bairro São Francisco. Muitos pais também acompanharam o embarque dos filhos. Fernando França desejou boa sorte para a filha Maria Eduarda, 18 anos, que integra a equipe de voleibol.
Este é o primeiro Jojups que Maria Eduarda participa. “A gente fica com saudades, é difícil ficar a semana inteira longe. Nas primeiras viagens a gente se preocupava, agora já estamos mais acostumados”, disse Fernando França.
“Estamos bem animadas, esperamos ser campeãs”, disse Maria Eduarda. A colega dela, Gabriella Weber, 16, recentemente foi convocada pela primeira vez para a Seleção Brasileira de Voleibol.
“Nosso time é bem unido e vamos com boas chances para Londrina”, disse Gabriella. Ela passou por uma seletiva em Santa Catarina e foi convocada para treinar com a Seleção Brasileira em Saquarema (RJ), a partir de 6 de outubro.
O vôlei de praia de Curitiba também vai com boas chances de pódio, tanto no masculino quanto no feminino. Márcio Cheva professor da Smelj e técnico do vôlei de praia feminino disse que todos estão bem treinados.
Todos os atletas do vôlei de praia são de escolas públicas de Curitiba e começaram a treinar no programa Escola+Esporte=10 (EE10), que é feito no contraturno escolar.
“Vamos brigar pelo pódio. Londrina e Maringá são nossos principais concorrentes”, disse o técnico Márcio Cheva. No ano passado o vôlei de praia ficou com o 3º lugar geral no masculino e no 4º lugar geral no feminino.
O diretor de Esportes da Smelj, Carlos Pijak Jr., também embarcou com os atletas para acompanhar os jogos em Londrina.
Jojups 2019
A competição estadual vai reunir aproximadamente quatro mil atletas de 421 equipes. São 45 cidades paranaenses buscando medalhas.
Os Jojups vão envolver cerca de 6.500 pessoas. A competição é destinada a atletas entre 15 a 19 anos.
São 18 modalidades na competição: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, rugby, taekwondo, tênis, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.