Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Conquistas e convocação

Atletas curitibanos se destacam no bodyboarding, na ginástica artística e no futebol americano com apoio da Prefeitura de Curitiba

Atletas curitibanos se destacam no bodyboarding, na ginástica artística e no futebol americano com apoio da Prefeitura de Curitiba. Foto: Divugação/SMELJ

O esporte curitibano segue em destaque no cenário nacional e internacional. O bodyboarder Stéfano Triska, as ginastas Carolyne Pedro e Letícia Caminha e as atletas do Curitiba Silverhawks Futebol Americano conquistaram resultados expressivos neste fim de semana, todos com o apoio do Programa de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba, coordenado pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).

Na Praia do Estaleirinho, em Balneário Camboriú, o bodyboarder curitibano Stéfano Triska conquistou o título de Campeão da categoria Legends 45+ no último fim de semana. Stéfano mostrou toda sua técnica e experiência para garantir o primeiro lugar e ainda a segunda colocação na categoria Open, que reuniu atletas de diferentes estados brasileiros.

A competição contou com mais de 70 participantes de alto nível, vindos de Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Ceará. Representando Curitiba, Stéfano segue em excelente fase, sendo o atual Campeão Brasileiro Legends e, com o resultado em Balneário Camboriú, mantém a liderança no Circuito Catarinense de Bodyboarding.

“É sempre uma honra representar Curitiba e o Paraná nas competições. Tenho muito orgulho de levar o nome da nossa cidade país afora”, disse o bodyboarder curitibano.

Curitibanas na Seleção Brasileira

Já na ginástica artística as atletas Carolyne Pedro e Letícia Caminha, beneficiadas pelo Programa de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba, foram convocadas para integrar a Seleção Brasileira de Ginástica Artística no Campeonato Sul-Americano, que será realizado em Medellín, na Colômbia.

Carolyne competirá na categoria adulto, entre os dias 4 e 10 de novembro, enquanto Letícia representará o Brasil na categoria infantil, de 10 a 15 de novembro.

As duas reforçam o trabalho de formação e alto rendimento desenvolvido pelo Centro de Excelência de Ginástica do Paraná (Cegin), parceiro da Prefeitura e referência nacional na revelação de talentos.

Futebol americano feminino

O domingo (2/11) também foi de emoção e conquista em Curitiba. A equipe Curitiba Silverhawks Futebol Americano, incentivada do Programa de Incentivo ao Esporte, ficou com o vice-campeonato brasileiro da Superliga de Futebol Americano Feminino 2025.

A final foi disputada no Croco Stadium, na capital paranaense, em uma partida emocionante contra o Lusa Jaguars, de São Paulo, que venceu por 12 x 6. O jogo marcou o encerramento de uma temporada histórica para o time curitibano, que novamente demonstrou a força e o crescimento do futebol americano feminino no Paraná.

Inscrições

Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) abriu o prazo para protocolo de projetos esportivos e paradesportivos que serão executados em 2026, pelo Programa Municipal de Incentivo ao Esporte de Curitiba. As inscrições terminam, impreterivelmente, às 18h do dia 10 de novembro de 2025. O processo será feito exclusivamente via Sistema de Incentivo online.

A Smelj reforça que os interessados devem ficar atentos ao prazo e à documentação exigida, pois estes serão obrigatoriamente observados.

página oficial do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte de Curitiba é o canal oficial de informações sobre todos os prazos e procedimentos relativos ao Programa e deve ser acessada frequentemente. No site estão publicados o Decreto 1985/2025 e a Resolução CIE 005/2025, que regulamentam o Programa, além de informações sobre as palestras de orientação para protocolo.

A equipe do Departamento de Incentivo ao Esporte e Promoção Social da Smelj está à disposição para esclarecimentos e dúvidas sobre o Programa, o protocolo e a documentação pelos telefones 3350-3722 e 3350-3747 e também por e-mail: incentivoaoesporte@curitiba.pr.gov.br ou incentivo.tecnico@curitiba.pr.gov.br.

O incentivo

O Programa Municipal de Incentivo ao Esporte de Curitiba permite o uso de recursos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) no apoio a projetos esportivos e paradesportivos. Em 2025, a iniciativa apoia 646 projetos, sendo 549 atletas e paratletas e 97 instituições.

Desde a criação, há 23 anos, o programa apoiou 12 mil projetos, muitos deles de atletas que levaram Curitiba para as principais competições esportivas do mundo.