Serviço de essencial, ainda mais neste momento de avanço da covid-19, o programa Mesa Solidária continuará a oferecer normalmente refeições gratuitas para pessoas em situação de rua em Curitiba durante a vigência dos decretos municipal e estadual que suspenderam diversas atividades por conta da pandemia.
O atendimento da Prefeitura e parceiros através do Mesa Solidária será mantido, inclusive, aos domingos.
Lançado no fim de dezembro de 2019 pelo prefeito Rafael Greca, o programa Mesa Solidária já distribuiu mais de 248 mil refeições a quem está em risco social, que pode se alimentar diariamente em espaços limpos e mais confortáveis.
O Mesa Solidária é uma ação conjunta de vários órgãos do município, como Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Fundação de Ação Social (FAS) e Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, que cedem espaços públicos e apoio logístico, com instituições religiosas, organizações não-governamentais (ONGs) e movimentos de apoio às pessoas em situação de rua, que adquirem, preparam e servem os alimentos.
Locais e protocolo
As marmitas e lanches do Mesa Solidária são servidos nos restaurantes populares do Capanema (das 19h às 21h) e da Rui Barbosa (no horário do almoço para 100 pessoas que estão nos hotéis sociais da Prefeitura), bem como no Centro POP Plínio Tourinho, no Jardim Botânico (no almoço, a partir das 11h30, e jantar, a partir das 19h).
Por conta da pandemia, equipes de atendimento e o público beneficiado precisam respeitar os protocolos de segurança estabelecidos pela Prefeitura, como distânciamento nas filas e mesas, além do uso de máscara. Áreas para higienização de mãos e álcool em gel também são oferecidos.