Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade 156 Acesso à informação
Vitrine sustentável

Artesãos de Curitiba comemoram abertura da Madeira nas Arcadas

Abertura da Madeira nas Arcadas. O artesão Flávio Puccinelli expõe na Madeira das Arcadas seus anéis, pingentes e brincos em madeira sustentável e aplicação de pedras da marca Biojoias. Curitiba 04/02/2020. Foto: Hully Paiva/SMCS

 

Madeira sustentável e design. Quem percorre as charmosas arcadas do São Francisco se encanta com as peças criadas a partir da matéria-prima natural oriunda de podas de árvores e resíduos de troncos. Nas vitrines da loja Madeira nas Arcadas, da Prefeitura,  bijuterias, cadernos, difusores e objetos de decoração, criados por artesãos curitibanos, são destaques no novo endereço do design em madeira de Curitiba.

Resultado de um trabalho colaborativo, a Madeira nas Arcadas foi inaugurada em dezembro de 2019 pelo prefeito Rafael Greca e é uma parceira do Instituto Municipal de Turismo, da URBS (Urbanização de Curitiba) e da Embrapa Floresta.

“A loja está dando força e visibilidade ao nosso trabalho, que tem como base o uso consciente da madeira”, comemora a artesã Vera Lúcia Eiflèr, da Craft n’Creations. Ela e a sócia Yara Regina Malheiros de Oliveira comercializam capas de cadernos e agendas em marchetaria de madeira. “Rebemos clientes de todo o Brasil, que ficam encantados com as peças”, afirma Vera, que acaba de lançar uma linha de difusores em madeira trabalhada.  

Também presente na Madeira das Arcadas, o artesão Flávio Puccinelli expõe seus anéis, pingentes e brincos em madeira sustentável e aplicação de pedras da marca Biojoias. “Ganhamos com a loja uma vitrine para o nosso trabalho que traz um novo olhar para a madeira. Mas essa valorização da Prefeitura começou quando fomos selecionados para participar como expositores do 25º Congresso Mundial da IUFRO”, salienta ele, em referência ao encontro internacional de pesquisas em florestas ocorrido na capital em 2019.

O evento, que trouxe para a capital 2,5 mil especialistas de todo o mundo,  teve uma área de exposição de produtores artesanais que utilizam, de forma sustentável, a madeira.

Qualificação 

De acordo com Tatiana Neves, coordenadora do espaço, a Madeira nas Arcadas tem como objetivos trazer mais público para o local, que abre diariamente, e promover a qualificação e o incentivo ao artesão e ao design. “São peças que mostram que a madeira tem uma segunda vida. Que a madeira resultante da poda de uma árvore da cidade, e que iria para um lixão, por exemplo, pode ser aproveitada e transformada em um novo produto”, reforça.

A Madeira nas Arcadas conta com a participação de oito marcas que oferecem objetos produzidos a partir de troncos abandonados, galhos retorcidos e outras madeiras que seriam descartadas. Além das peças da Craft n’Creations e da Biojoias, estão à venda itens em madeira da Clora (bichinhos, bonecos articulados e câmareas fotográficas decorativas), Ideas (cabideiros e luminárias), Woodson (tábuas de carne, bowls, taças e potes), Cristiano Salles Castro (anéis, brincos e colares em madeira e prata), Sig Roeder (bijuterias em outro, prata e aplique de nó de pinho) e Boulle (móveis e objetos de decoração).

Serviço

Loja Madeira nas Arcadas

Horários: de terça à sexta, das 9h às 18h; sábados, das 12h às 18h e domingos, das 9h às 14h.

Local: Av. Jaime Reis, 107, São Francisco.