Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade 156 Acesso à informação
Guarda Municipal

Aprovados em concurso entregam exame toxicológico

Enrega do resultado do exame toxicológico, na medicina ocupacional. Curitiba, 14/01/2020. Foto: Valdecir Galor/SMCS

 

O Departamento de Saúde Ocupacional da Secretaria Municipal de Administração e de Gestão de Pessoal começou a receber, nesta terça-feira (14/1), o resultado do exame toxicológico dos candidatos classificados no concurso público da Guarda Municipal. Estes são os últimos candidatos convocados do concurso realizado em 2015.

Antes desta fase, os classificados passaram pela prova de conhecimento, prova de aptidão física, avaliação psicológica, investigação de conduta, exame médico admissional e entrega de documentos.

Foram convocadas 124 pessoas. Deste total, 86 estão na etapa de entrega de exames. A entrega do resultado do exame é feita de acordo com a classificação dos candidatos, que estão divididos em quatro grupos. Todos os 20 candidatos previstos para a manhã desta terça-feira (14/1) entregaram o resultado do exame.

O exame toxicológico revela a ingestão ou exposição do candidato a drogas e outras substâncias tóxicas nos últimos 90 dias antes da convocação.

No ato do recebimento, após verificação do resultado, o exame é guardado em envelope lacrado assinado pelo candidato e pelo servidor da Medicina do Trabalho que o recebeu.

O concurso para a Guarda Municipal é o que tem o maior número de etapas, devido à complexidade da atividade exercida pelos profissionais e às especificidades do cargo.

Nomeação em fevereiro

Esta é a última etapa do concurso, antes da nomeação, prevista para fevereiro. Depois da posse, eles participarão do curso de formação técnico-profissional obrigatório, feito durante o período de estágio probatório (etapa que o servidor ainda não tem estabilidade).

O curso de 740 horas-aula é oferecido no Centro de Formação e Desenvolvimento Profissional da Guarda Municipal. Os novos guardas passam por avaliações ao fim de cada módulo. Também faz parte desta etapa o estágio supervisionado, feito por guardas mais experientes. Só depois de aprovado em todas as fases o candidato assume as suas funções na corporação.

Leia mais

Defesa Social forma 190 novos guardas municipais que vão para as ruas