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Aplicativo 156 já registra 62% das demandas da central

Aplicativo 156 já registra 62% das demandas da central.

O aplicativo Curitiba 156 já responde por 62% dos registros das demandas da população por serviços da Prefeitura. Nesta semana, o APP alcançou a marca de 360 mil pedidos, em apenas três meses desde o lançamento, em 29 de março, no aniversário da cidade. 

“Os números mostram que a inovação proposta pela Prefeitura foi bem recebida pelos cidadãos”, observa o coordenador de atendimento da Central 156, Ozires de Oliveira.


Segundo ele, os acessos à central por meio de smartphones têm aumentado exponencialmente. No primeiro mês de funcionamento, foram 92.964 registros. No mês seguinte este número saltou para 125.972 (35,51% maior que o início). Neste mês de junho foram 148.422 registros (até o dia 23/6).

Desde o lançamento, já foram feitos 21.000 downloads do aplicativo Curitiba 156, considerando os sistemas Android e iOS.

Agilidade no serviço

O aplicativo cumpre papel importante na agilização do contato entre o cidadão e a Prefeitura, acelerando a execução dos serviços. "É uma ferramenta moderna e intuitiva à disposição da população e dos gestores municipais", frisou o coordenador do 156.

Como exemplo de suporte que o serviço oferece à população para respostas rápidas do município, Oliveira citou as chuvas intensas ocorridas em maio, em que houve pico de demanda com o aplicativo, alcançado 5.760 registros. Foram contatos de moradores com informações de alagamentos, quedas de árvores e pedidos de atendimentos emergenciais gerenciados em conjunto com a Guarda Municipal e a Defesa Civil. 

Outra demanda recente via Curitiba 156 foi puxada pelos serviços de transporte que possibilitam o acompanhamento de linhas de ônibus em tempo real. Isso ocorreu no dia 14 junho, quando houve paralisação parcial dos serviços, por conta da greve convocada pelas centrais sindicais. Na ocasião, o aplicativo registrou 21.276 contatos.

Pelo aplicativo, o cidadão pode solicitar serviços, consultar informações, verificar locais de atendimento da administração pública, acompanhar o transporte público da cidade em tempo real.

Novos serviços

Na semana passada (17/6), foram adicionados novos serviços ao aplicativo. O eixo acessibilidade foi integrado ao processo de atendimento visando a atender a demanda de pessoas com deficiência, melhorando o acesso e a qualidade nos deslocamentos.

Pela lista dos serviços disponíveis na área da acessibilidade, podem ser feitos os pedidos de Implantação de Rampa ou de Vagas para PCD/Idosos e de análise para implantação de sinalização reservando área exclusiva de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência em via pública, ambas sob a orientação da Setran.

A Manutenção de Rampa (SGM), pelas equipes dos Distritos de Manutenção das Administrações Regionais vinculadas à Secretaria do Governo; e ainda, por intermédio da Urbs, os serviços de Implantação de Elevador (estudo para instalação de novos elevadores em terminais e estações-tubo), Manutenção de Elevador (avaliação de equipamentos e manutenção) e de Ônibus Adaptado (análise para inclusão de veículo adaptado para pessoas com deficiência em determinada linha).

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