Ir para o conteúdo
banner

Furto e receptação cabeamento

Ação Integrada Cabo Seguro fiscaliza nove revendas de sucatas e prende sete pessoas

Estabelecimentos que comercializam materiais recicláveis nos bairros Ganchinho, Bairro Novo e Pinheirinho foram vistoriados

Sete pessoas foram presas na 11ª fase da Ação Integrada Cabo Seguro por furto de energia e receptação de fios. Nove estabelecimentos que revendem sucatas foram fiscalizados no Bairro Novo, Ganchinho e Pinheirinho nesta quinta-feira (21/5). Foto: Divulgação/GMC

A 11ª fase da Ação Integrada Cabo Seguro fiscalizou nove estabelecimentos que vendem sucatas nos bairros Ganchinho, Bairro Novo e Pinheirinho, nesta quinta-feira (21/5), para combater a receptação de fios furtados. Sete pessoas foram detidas pela Guarda Municipal, cinco por furto de energia elétrica e receptação de fiação de empresas de telefonia e duas para cumprimentos de mandados de prisão - um deles já havia praticado o furto de 400 quilos de fiação de cobre. Todos foram encaminhados para a Central de Flagrantes.

Os agentes recuperaram também cerca de 500 metros de cabeamento de fibra ótica nas imediações de um dos estabelecimentos vistoriados. O material foi recolhido e entregue para os responsáveis da empresa proprietária do cabos, que acompanharam a operação.   

A Secretaria Municipal de Urbanismo interditou dois estabelecimentos que revendem materiais reciclados e aplicou cinco notificações por falta de alvará. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente realizou oito notificações por falta de licença ambiental.  

Denuncie

A Secretaria Municipal da Comunicação Social lançou uma campanha educativa e de conscientização, com mensagens diretas ao infrator, informando que o novo cabeamento de telefonia instalado no município não têm cobre na estrutura, e por isso não possui nenhum valor de revenda no mercado clandestino. O crime é classificado como furto qualificado e prevê pena de dois a oito anos de prisão. 

A campanha incentiva o cidadão a denunciar casos de furtos e vandalismo no Curitiba App ou pelo telefone 153 da Guarda Municipal de Curitiba.