Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Foco na pedalada

A bicicleta nossa de cada dia pelo olhar dos fotógrafos da Prefeitura

Ciclista pedala após a chuva na Praça Garibaldi, Largo da Ordem, Centro histórico de Curitiba. Foto: Daniel Castellano

Numa cidade com 208,5 quilômetros de malha cicloviária, o que não faltam são bicicletas circulando. Os fotógrafos da Secretaria Municipal da Comunicação Social registram esses momentos nas suas pautas diárias e também enquanto rodam pela cidade. E foram essas produções que eles resolveram reunir na nova edição da série Olhar Curitiba, publicada no site da Prefeitura.

Essa companheira de tantos curitibanos é retratada em suas várias funções. Ela é usada para lazer por aqueles que circulam pelos parques e ruas da capital. Inclusive de noite, com chuva e em manhãs geladas. Para outra parcela da população a bicicleta é meio de transporte, leva ao trabalho, aos estudos e de volta para casa.

Leva o chinelo e o regador do agricultor urbano que cultiva a terra em uma das 27 hortas comunitárias da cidade. E está disponível no sistema compartilhado, novidade que chegou na cidade este ano.

Tem também aqueles que fazem da magrela sua companheira na prática de esportes. O Velódromo do Jardim Botânico é palco de competições que reúnem atletas do ciclismo. Mas não precisa ser da elite nacional do esporte para ter espaço.

Todas as noites, de segunda a sexta, a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude promove o Pedala Curitiba, nas dez administrações regionais. No ano passado, mais de 20 mil pessoas participaram desses encontros.