Guairacá, lobo mágico dos campos e das águas. Honrando o significado de seu nome, com o olhar voltado para o futuro, o cacique convoca seus guerreiros para defenderem, além das terras, seu povo.
Segundo a lenda, com o grito “Co ivi oguerecó yara" (esta terra tem dono), o valente Cacique Guairacá convocava seus guerreiros tupi guaranis a lutarem contra os invasores espanhóis que queriam se apossar das terras indígenas em nome do Rei da Espanha.
As batalhas se deram na região de Guairá, então pertencente à Espanha pela divisão do Tratado de Tordesilhas. Alheios a tal negociação e primeiros habitantes da região, os Guaranis, sob a liderança de Guairacá, por cinco vezes teriam derrotado o exército invasor.
A lendária bravura, somada à astúcia do líder indígena, narrada pelo historiador Romário Martins, foi enaltecida em território nacional no período da Segunda Guerra quando, num movimento de reforço da identidade nacional, sugeriu-se erguer uma estátua do herói na cidade do Rio de Janeiro, na época Capital Federal.
Apesar do intento não ter logrado êxito, Guairacá segue povoando o imaginário paranaense quer pela famosa frase, quer pelos nomes de cidades como Guaíra e Guarapuava. A presença do lobo ao seu lado deve-se à tradução de seu nome: lobo mágico dos campos e das águas.