Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação

Traços Curitibanos 4

Sinopse: Mostra do calendário oficial de Curitiba, realizado desde 2015 pelo setorial de Ilustração junto a Gibiteca com apoio da FCC, o principal evento voltado a produção local dos profissionais do desenho.
Sua principal ação é a mostra bienal que faz o levantamento da produção corrente de ilustração, quadrinhos, caricatura e animação em uma mostra com a participação de artistas e estúdios atuantes no mercado cultural. Na edição de 2022 a mostra conta com nove exposições ocupando todas as salas do Museu da Gravura e Gibiteca no Solar do Barão além do Jokers Bar e uma mostra de animações no Cine Passeio em junho.

EXPOSIÇÕES

· “Panorama atual dos Quadrinhos, Ilustração, Caricatura e Animação” Levantamento desde 2019 da produção das quatro linguagens vinculadas a Gibiteca com curadoria de Marcelo Lopes (ilustração), Antônio Eder (quadrinhos), Natan SS (caricatura) e Walkir Fernandes (animação).

· “Quadrinhos - Edital De 2019” - Exposição e Lançamento das 15 publicações produzidas pelo edital.

· “Quando a Terra Parou” – mostra com chargistas Curitibanos com a temática da pandemia: Benett, César Marchesini, Guto Dias, Larkness, Solda, Luiz Rettamozo, Marco Jacobsen, Oswaldo Miran, Nilson Sampaio, Pancho, Pryscila Vieira e Tiago Recchia.
Curadoria: Natan SS

· “10 anos da Bienal de Quadrinhos” – Mostra com um apanhado das principais exposições acontecidas nos 10 anos da Bienal de Quadrinhos de

· “Gibitiba - Os 40 Anos da Gibiteca” Curadoria: Antônio Eder – Histórico e Concurso: Exposição da publicação “Gibitiba” que acompanha a Gibiteca desde a sua inauguração fazendo um apanhado dos artistas e ações locais, com imagens, textos , listagens como o dos eventos mais aglomerados do espaço e o resultado do concurso de ilustrações com a Gibiteca como tema.

· “Underground Ilustrado 3” – Exposição da cena alternativa de ilustrações da cidade.

· “Folk Horror CWB” – Exposição no Jokers Bar a duas quadras da Gibiteca com as artes da edição especial da revista Calafrio com os personagens de Fulvio Pacheco tirados das Lendas Urbanas de Curitiba como a Loira Fantasma, o Pirata Zulmiro, a Garupa do Lobisomen, a Maria Bueno, a Gilda entre outros

Classificação: Livre

Espaços:

• Museu da Gravura Cidade de Curitiba · Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 - Centro
  • Gibiteca de Curitiba · Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 - Centro

Data: 25/03/2022 a 15/06/2022