Imagem Notícia
CIC Sem Cigarro

O Distrito Sanitário CIC iniciou em novembro um grupo de cessação de tabagismo voltado para os servidores dos postos de saúde e distrito sanitário. A ação, batizada “CIC sem Cigarro”, também foi ofertada para os demais profissionais da prefeitura que atuam nos diversos equipamentos da administração regional.

Um dos objetivos dessa iniciativa inovadora é proporcionar melhoria de qualidade de vida para aqueles profissionais que cuidam diariamente da saúde e necessidades da população curitibana. Outro ganho para os profissionais que resolveram adotar a ideia, foi poder vivenciar as etapas do processo de parar de fumar pelas quais passam os usuários que procuram os serviços de saúde com esse objetivo, podendo assim ajudar ainda mais aqueles que decidiram adotar hábitos mais saudáveis de vida.

O médico Júlio César Nogara, da Unidade de Saúde Nossa Senhora da Luz, onde o projeto está sendo desenvolvido, explica que é essencial que o tabagista tenha a decisão de parar de fumar. “O primeiro passo é a pessoa querer, a partir daí, nas reuniões nós vamos direcionando de acordo com necessidade e perfil de cada um”, explicou.

Parar de fumar, traz benefícios coletivos e individuais, como a melhoria no desempenho profissional, diminuição do risco de infarto do miocárdio, melhora no olfato e no paladar, normalização do nível de oxigênio no sangue, sem falar das melhorias na qualidade de vida e saúde do paciente. Parar de fumar representa ganho em anos de vida.

Em Curitiba a Lei Municipal nº 13.254, de 19/08/2009, proíbe o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos, ou qualquer outro produto fumígeno, como o narguilé e cigarro eletrônico, derivado ou não do tabaco, em ambientes de uso coletivo, seja ele, público ou privado.

A saúde como bem-estar e qualidade de vida pressupõe o equilíbrio e a harmonia no nosso corpo e mente. Colocar hábitos saudáveis diariamente é um desafio a todos!

Gisele Ristow Montes
Cirurgiã-dentista