A cidade de Curitiba conta com dois parques abertos à visitação pública, que abrigam grupos de animais de vários grupos e espécies:
Passeio Público
Passeio Público (inaugurado em 1886) e o Zoológico de Curitiba (inaugurado em 1982). O Passeio Público é o mais antigo e central parque de Curitiba, e já no século XX passou a abrigar o primeiro zoológico da cidade. Nos 69.285m² se encontram espécies nativas e exóticas da flora e fauna. Além de abrigar aves e pequenos primatas, dispõe de uma casa de répteis. Está aberto ao público de terça a domingo das 06h às 20 horas. Horário de funcionamento do terrário: Terça a sexta - 9h às 16h30; Sábados, domingos e feriados - 9h às 15h45 O Passeio Público se localiza no Centro de Curitiba, entre as ruas Carlos Cavalcanti, Avenida João Gualberto e Presidente Faria. Portal de acesso ao Passeio Público: Arquitetura inspirada no portão do Cemitério de Cães de Paris
Portal de acesso ao Passeio Público: Arquitetura inspirada no portão do Cemitério de Cães de Paris
Zoológico
Zoológico O Zoológico de Curitiba está situado no Parque Municipal do Iguaçu, ocupando uma área de 589 mil metros quadrados e atualmente está entre os cinco maiores zoológicos do Brasil. Recebe cerca de 650 mil visitantes por ano e é aberto ao público de terça a sexta das 09h às 16h30 e sábado, domingo e feriados das 10 às 16h30. O acervo de animais do Passeio Público e do Zoológico tem aproximadamente 2.370 espécimes, representados por diversos grupos de aves, mamíferos e répteis, exóticos e nativos, abrigados em recintos que buscam cada vez mais proporcionar conforto e bem-estar.
Entrada do Zoológico
Concomitante aos trabalhos de exposição de animais, desde a construção de recintos adequados, o Zoológico conta com diversos programas de reprodução com enfoque preferencial aos animais nativos e em risco de extinção, buscando parcerias e desenvolvendo pesquisas junto a Universidades e outras instituições. Desde 2018, o Zoo de Curitiba passou a integrar grupos nacionais para a conservação de espécies ameaçadas de extinção, por meio de um Termo de Cooperação Técnica entre a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Ministério do Meio Ambiente (MMA).
No interior do parque, próximo ao recinto do chimpanzé, está o Centro de Educação Ambiental no qual o visitante poderá ver de perto alguns animais nativos taxidermizados (empalhados) e participar de atividades lúdicas e de sensibilização, voltadas para conservação da natureza. Grupos organizados de diversas instituições e escolares podem ser atendidos de maneira personalizada por meio de agendamento prévio.
Maiores informações no 3378-1515. Os Leões Theo e Zâmbia e a ursa-parda Kiopaa são alguns dos animais preferidos de quem visita o Zoológico de Curitiba
Os Leões Theo e Zâmbia e a ursa-parda Kiopaa são alguns dos animais preferidos de quem visita o Zoológico de Curitiba
O Zoológico está localizado no bairro Alto Boqueirão.
De carro: o acesso pelo Jardim Paranaense se inicia na Rua Eduardo Pinto da Rocha, seguindo pela Rua João Miqueletto, que dá acesso ao estacionamento do Zôo.
De ônibus: saindo da Praça Carlos Gomes até o terminal do Boqueirão, ou o ligeirinho Centro Cívico-Boqueirão, ou linha São José – Boqueirão (antiga São José Barreirinha). No terminal do Boqueirão pegar o ônibus Zoológico e descer no ponto final. Aos domingos, funciona ainda a linha Pinheirinho – Zoológico, saindo do Terminal do Pinheirinho e tendo como ponto final o Zoológico.
Mais informações pelo telefone 3378-1221 e e-mail: zoo@curitiba.pr.gov.br.
Em ambos os parques a visitação é gratuita
Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e fornecer serviços personalizados aos usuários. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais.