Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

INCENTIVO À LEITURA

A Coordenação de LITERATURA disponibiliza ações e serviços relacionadas ao incentivo à leitura, que acontecem na Sala Guimarães Rosa (Rua Mateus Leme, nº 66, esquina com Treze de Maio, nº 571), diversas Casas da Leitura, Feira do Poeta, Bondinho da Leitura e Tubotecas.

As ações e serviços compreendem: oficinas de análise e criação literária, oficinas de contação de histórias, rodas de leitura, visitas monitoradas nas Casas da Leitura e, Laboratório de Leitura  que é a formação de mediadores de leitura e de contadores de histórias. As inscrições para estas atividades são feitas pela Secretaria de Cursos da Coordenação de Literatura (3321-3317) ou em quaisquer uma das Casas da Leitura.

As CASAS DA LEITURA administradas pela Fundação Cultural de Curitiba, disponibilizam gratuitamente ao público um acervo composto por livros de literatura, cultura, arte e assuntos afins, para leitura local ou empréstimo.

Algumas delas também contam com um espaço de acervo sobre a memória local e o patrimônio, que possibilita o acesso da população a dados históricos e patrimoniais da comunidade e do município. 

As TUBOTECAS são minibibliotecas que funcionam dentro de algumas das Estações Tubo do transporte público. Os interessados podem emprestar um livro de cada vez e não é necessário cadastro. A devolução é feita em qualquer uma das Tubotecas  ou nas Casas da Leitura.

 A FEIRA DO POETA é uma biblioteca com acervo especializado em poesia e ponto de referência dos poetas curitibanos. O espaço é dedicado aos amantes da poesia e da literatura onde acontecem encontros, lançamentos de livros, declamações e performances.

BONDINHO DA LEITURA é um posto de atendimento para o empréstimo gratuito de livros e atividades de incentivo à leitura, localizado no calçadão da rua XV de Novembro.

DOAÇÕES DE LIVROS - A Coordenação de Literatura aceita doações de livros de literatura (contos, crônicas, romances, poesia, história em quadrinhos, infantil e infanto-juvenil) teoria literária e leitura, artes (artes visuais, cinema teatro, circo, música, dança), filosofia e cultura. Os livros devem estar em bom estado de conservação. Informações no Setor de Tubotecas na Coordenação de Literatura  (telefone 3321-3212 - Rua Mateus Leme, nº 66, esquina com Treze de Maio, nº 571) ou nas diversas Casas da Leitura.

Telefone: (41) 3321-3308

Email: coordenacaodeliteratura@fcc.curitiba.pr.gov.br

Documentos necessários:

O cadastro para empréstimo de livros nas Casas da Leitura e no Bondinho da Leitura, é realizado em cada um desses espaços, mediante apresentação de um comprovante de endereço atualizado, RG, e, para menores de 16 anos, autorização dos pais.

Horários de atendimento:

9h às 12h e 13h às 18h de 2ª a 6ª-feira (Coordenação de Literatura)

FCC - Fundação Cultural de Curitiba

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484