Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

INCENTIVO À LEITURA

A Coordenação de LITERATURA disponibiliza ações e serviços relacionadas ao incentivo à leitura, que acontecem na Sala Guimarães Rosa (Rua Mateus Leme, nº 66, esquina com Treze de Maio, nº 571), diversas Casas da Leitura, Feira do Poeta, Bondinho da Leitura e Tubotecas.

As ações e serviços compreendem: oficinas de análise e criação literária, oficinas de contação de histórias, rodas de leitura, visitas monitoradas nas Casas da Leitura e, Laboratório de Leitura  que é a formação de mediadores de leitura e de contadores de histórias. As inscrições para estas atividades são feitas pela Secretaria de Cursos da Coordenação de Literatura (3321-3317) ou em quaisquer uma das Casas da Leitura.

As CASAS DA LEITURA administradas pela Fundação Cultural de Curitiba, disponibilizam gratuitamente ao público um acervo composto por livros de literatura, cultura, arte e assuntos afins, para leitura local ou empréstimo. Segue relação das Casas da Leitura (veja endereços e link de acesso ao site no item abaixo: "Locais de atendimentos relacionados"):

Casa da Leitura Augusto Stresser

Casa da Leitura Dario Velozzo

Casa da Leitura Hilda Hilst

Casa da Leitura Jamil Snege

Casa da Leitura Manoel Carlos Karam

Casa da Leitura Marcos Prado

Casa da Leitura Maria Nicolas

Casa da Leitura Nair de Macedo

Casa da Leitura Osman Lins

Casa da Leitura Paulo Leminski

Casa da Leitura Walmor Marcelino

Casa da Leitura Wilson Bueno

Casa da Leitura Wilson Martins

Algumas delas também contam com um espaço de acervo sobre a memória local e o patrimônio, que possibilita o acesso da população a dados históricos e patrimoniais da comunidade e do município. 

Casa da Leitura Dario Velozzo

Casa da Leitura Hilda Hilst

Casa da Leitura Maria Nicolas

Casa da Leitura Osman Lins

Casa da Leitura Paulo Leminski

Casa da Leitura Walmor Marcelino

Casa da Leitura Wilson Bueno

Casa da Leitura Wilson Martins

As TUBOTECAS são minibibliotecas que funcionam dentro de algumas das Estações Tubo do transporte público. Os interessados podem emprestar um livro de cada vez e não é necessário cadastro. A devolução é feita em qualquer uma das Tubotecas  ou nas Casas da Leitura.

 A FEIRA DO POETA é uma biblioteca com acervo especializado em poesia e ponto de referência dos poetas curitibanos. O espaço é dedicado aos amantes da poesia e da literatura onde acontecem encontros, lançamentos de livros, declamações e performances.

BONDINHO DA LEITURA é um posto de atendimento para o empréstimo gratuito de livros e atividades de incentivo à leitura, localizado no calçadão da rua XV de Novembro.

DOAÇÕES DE LIVROS - A Coordenação de Literatura aceita doações de livros de literatura (contos, crônicas, romances, poesia, história em quadrinhos, infantil e infanto-juvenil) teoria literária e leitura, artes (artes visuais, cinema teatro, circo, música, dança), filosofia e cultura. Os livros devem estar em bom estado de conservação. Informações no Setor de Tubotecas na Coordenação de Literatura  (telefone 3321-3212 - Rua Mateus Leme, nº 66, esquina com Treze de Maio, nº 571) ou nas diversas Casas da Leitura.

Telefone: (41) 3321-3317

Email: coordenacaodeliteratura@fcc.curitiba.pr.gov.br

Documentos necessários:

O cadastro para empréstimo de livros nas Casas da Leitura e no Bondinho da Leitura, é realizado em cada um desses espaços, mediante apresentação de um comprovante de endereço atualizado, RG, e, para menores de 16 anos, autorização dos pais.

Horários de atendimento:

9h às 12h e 13h às 18h de 2ª a 6ª-feira (Coordenação de Literatura)

FCC - Fundação Cultural de Curitiba

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484