Sex, 28/11/14

Lazer

Zoológico e Passeio Público são ótimas opções para as férias

29/12/2012 09:00:00

Turistas e moradores que estiverem em Curitiba nesta época do ano podem aproveitar para passear no zoológico e no Passeio Público, que estarão abertos todos os dias (zoo fechará apenas em 31 de dezembro), em horários normais, das 9 às 17h.

Com mais de 1,8 mil animais de 130 espécies - entre aves, peixes, mamíferos exóticos e nativos, primatas e répteis – o zoológico é garantia de diversão e conhecimento. No ano passado, o local ganhou várias novas atrações. Uma delas é Shogun, um tigre de Bengala macho (Panthera tigris tigris), com nove anos de idade e peso de 200 quilos.

O animal foi doado pelo zoológico do Parque Beto Carrero e chegou a Curitiba em dezembro para somar-se as outras atrações do zôo. No total, são mais de 1,8 mil animais de 130 espécies - entre aves, peixes, mamíferos exóticos e nativos, primatas e répteis.

Durante o ano de 2011, foram registrados os nascimentos de 56 aves e mamíferos. Entre eles estão filhotes de babuíno, lontra, mico-leão-da-cara-dourada, papagaio-de-peito-roxo, ganso-canadense e cisne-branco.

Além do tigre, outros animais chegaram ao zôo recentemente, como uma lontra fêmea, um casal de macacos sauá e uma onça parda, recebida do Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Atualmente o zoológico tem mais de 200 mamíferos, 490 aves e mil répteis.

Segurança - Para garantir a segurança dos visitantes, a Guarda Municipal de Curitiba mantém um módulo 24 horas, localizado na portaria do Zoológico. O módulo permite um trabalho ativo dos profissionais, tanto na segurança dos visitantes como na conservação do patrimônio.

Nos finais de semana, devido ao aumento significativo do número de visitantes, há um reforço na equipe. Os guardas municipais fazem rondas de bicicleta e caminhando. No ano passado, a média mensal de visitantes foi de 50 mil pessoas no zoológico. Em finais de semana com tempo bom, o número de visitantes chegou a 15 mil.

PASSEIO PÚBLICO

Visitar um zoológico em pleno centro da cidade é outra ótima opção para as férias escolares. No Passeio Público - o mais antigo parque municipal de Curitiba, inaugurado em 1886 – há 390 pequenos animais, de 150 espécies diferentes. São 40 mamíferos, 280 aves, 70 répteis e 20 peixes. Em 2011, foram registrados nascimentos de três macacos-aranha, espécie que habita uma das ilhas do parque.

Numa área de quase 70 mil metros quadrados, com muitas ilhas e pontes, há diversas espécies nativas e exóticas. Entre as árvores estão carvalhos, ciprestes, paineiras, jacarandás, plátanos, ipês-amarelos, canelas e eucaliptos.

Uma das maiores atrações do parque é um terrário que abriga serpentes e lagartos de espécies exóticas e raras, vindas de diversas partes do mundo. Também há um aquário, com variedades de peixes de rios e ornamentais da região amazônica e da África.

No Passeio há restaurante, play-ground, aquário, terráreo, sanitários, rinque de patinação, ponte pênsil, casa da guarda, pedalinhos, pista para caminhadas, ciclovia, bicicletário.

SERVIÇO:

- O zoo e o Passeio Público estarão abertos em horários normais, das 9 às 17h.