Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Balanço 1 ano

Zeladoria traz de volta cuidados com manutenção da cidade

26/12/2017 08:59:00

Desde o primeiro dia do ano Curitiba voltou a ter os cuidados que sempre mereceu. Serviços de manutenção urbana, com roçadas, limpeza de galerias pluviais, bocas de lobo e operações de tapa-buraco nas ruas voltaram a ser executados pela Prefeitura. O ano de 2017 foi de trabalho intenso para colocar a manutenção da cidade em dia novamente.

Nos últimos quatro anos os buracos haviam se multiplicado pelas ruas e a sensação de abandono tinha tomado conta dos bairros da cidade. No início de 2017, a administração municipal tomou medidas emergenciais e retomou os serviços de zeladoria municipal.

Em janeiro o município não tinha nenhuma equipe terceirizada para fazer os serviços de manutenção urbana. Com muito trabalho e gestão, o ano termina com 87 equipes de manutenção trabalhando em todas as 10 Administrações Regionais da cidade.

“Temos que cuidar da nossa cidade, deixar tudo limpo e organizado. O ano foi difícil, mas conseguimos colocar as coisas em ordem. Saíram os buracos e os matos das calçadas. Curitiba voltou a ser Curitiba”, disse o prefeito Rafael Greca.   

Sem buracos
A retomada da manutenção urbana incluiu serviços de limpeza de caixas de captação, desobstrução e limpeza de galerias pluviais. O tapa-buraco – um serviço básico, mas que vinha sendo feito de forma insuficiente nos últimos anos – foi sendo recuperado, fechando o ano com manutenção feita em 3,3 mil quilômetros de ruas da capital – ou o equivalente a 73% de toda a malha viária da cidade, que tem 4.515 quilômetros.

O impacto da retomada de serviços é direto na qualidade de vida da população. O tapa-buraco é um dos bons exemplos. Muitas ruas antigas precisam de manutenção permanente, sem a qual as condições de mobilidade e segurança ficam muito prejudicadas para motoristas, pedestres e ciclistas.

A professora Maria da Graça Solter, 69 anos, sentiu a diferença na rua em que mora, no Abranches, após o trabalho feito pela Prefeitura. “Melhorou muito. Agora não precisa desviar dos buracos, o que pode até causar um acidente”, afirmou.

Parques e praças
A manutenção de parques, bosques e praças também foi retomada. Entram na lista de obras a passarela da Unilivre e outros equipamentos de parques como o Bacacheri, Tingui e Lago Azul. Uma das obras mais aguardadas foi a do Bosque Reinhard Maack, no Hauer. Além das obras de revitalização, as equipes voltaram a trabalhar rotineiramente para manter as unidades de conservação preservadas e prontas para receber a população. Todos os 43 parques e bosques e as 451 praças nas dez regionais da cidade receberam as equipes para serviços de roçada e limpeza com frequência mensal.

Na região central, a Praça Osório voltou a ser opção de lazer dos vizinhos. Lá, foram executados serviços de reforma do petit pavé, conserto e pintura das floreiras, bancos, lixeiras, mesas de xadrez. “Como moro por aqui, venho também para jogar basquete na Praça Osório. A estrutura toda melhorou bastante”, diz o estudante de Administração, Tarcísio Viegas.

Cidade mais limpa
Na limpeza pública, Curitiba cresceu. Neste ano, a Prefeitura recolheu 867 toneladas de entulhos que poderiam abrigar focos do mosquito Aedes aegypti nas áreas de maior risco na cidade. Além disso, 55 mil pedidos de coleta de lixo vegetal foram atendidos neste ano.

Iluminação
A manutenção das lâmpadas queimadas na cidade também ficou mais rápida. Quando um pedido entra pelo 156, de troca de equipamento queimado, o problema é resolvido em média em até 48 horas. Em 2017 foram trocadas 38.961 lâmpadas queimadas na cidade.

Além disso, uma nova iluminação surgiu na cidade. As ciclovias de Curitiba, antes largadas à escuridão, receberam mais de 900 novas luminárias. O Jardim Botânico ficou ainda mais bonito com a iluminação cênica, assim como o Memorial Ucraniano e o Parque Barigui.

 

Uma cidade bem cuidada

Equipes de manutenção

Como estava: o ano começou sem equipes terceirizadas para a manutenção

Como ficou: 2017 termina com 87 equipes de manutenção trabalhando nas 10 Administrações Regionais da cidade

 

Manutenção viária

Durante o ano foram recuperados 3.300 quilômetros de ruas com operações tapa-buracos. Isto representa 73% de toda a malha viária da cidade

Iluminação

38.961 lâmpadas queimadas foram trocadas na cidade. Em média a troca é feita em 48 horas

Limpeza pública

Foram recolhidas 867 toneladas de entulhos das ruas. Além disso, 55 mil pedidos de coleta de lixo vegetal foram atendidos neste ano

 

 

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484