Registrar
Acesso à Informação
Pesquisar
Dom, 23/11/14
Tempo Hoje
maxima minima
26º
16º
Prefeitura Municipal de Curitiba

Circo da Cidade

"Zé Priguiça" inicia temporada no Boqueirão

20/10/2010 14:31:00
  • Compartilhe

Nesta quinta-feira (21), às 10h, estreia o espetáculo “GiraMundi”, no Circo da Cidade “Zé Priguiça”, instalado na Rua Benedicto Siqueira Branco, s/n, no Alto Boqueirão (próximo ao Armazém da Família Jardim Paranaense). A apresentação, destinada a alunos da Escola Municipal Bento Mossorunga, abre a programação que leva a arte circense a todos os bairros curitibanos.
 
O espetáculo inédito “GiraMundi”, promovido pela Associação dos Profissionais da Área Artística do Paraná – Aspart, foi selecionado por meio de edital do Fundo Municipal da Cultura e usa técnicas de circo para revelar o universo dos livros. Entre acrobacias, equilibrismo, malabarismo e humor, os artistas apresentam o livro como um objeto mágico, capaz de dar asas à imaginação.

 Com uma estética contemporânea, “GiraMundi” promete surpreender o público pela poesia e performances de impacto visual. A montagem conta com a participação da Cia. La Arena, de Buenos Aires, trazida a Curitiba pela companhia Imã.circo e pela Aspart com o objetivo de promover um intercâmbio entre artistas argentinos e criadores curitibanos. O programa também compreende oficinas de técnicas circenses para alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino e um seminário com o diretor da companhia argentina, Gerardo Hochman, voltado aos artistas da cidade.

A direção geral de “GiraMundi” está a cargo de Gerardo Hochman, sendo que Michelle Porto responde pela direção artística. No elenco estão Mariano Carneiro, Irene de Paz, Marcelo Junior, Luthy Milano, Clara Parada, Pablo Morizio e Pablo Pramparo. A trilha sonora é de Ary Giordani e a coreografia é assinada por Josefina Gorostiza, com cenário e figurinos de Cristine Conde, adereços de Adriana Madeira e iluminação de Anri Aider.

O Circo Zé Priguiça - A forma descentralizada de atendimento do Circo da Cidade “Zé Priguiça” permite que habitantes dos bairros que formam as nove Regionais curitibanas tenham a oportunidade de conferir as atrações. Os moradores de cada Regional serão levados até o local por meio de ônibus especiais, disponibilizados gratuitamente. As sessões serão realizadas às quintas e sextas-feiras, às 10h e 15h, agendadas para alunos de escolas municipais e entidades sociais. Aos sábados, sempre às 15h, será feita uma apresentação gratuita, aberta à comunidade.

As oficinas simultâneas de artes circenses, com um total de 192 horas de aulas, serão ministradas às segundas, terças e quartas-feiras, com turmas pela manhã e à tarde.  No total, 100 crianças e adolescentes, na faixa etária de 7 a 17 anos, vindas das escolas da Rede Municipal de Ensino e da comunidade em geral, serão atendidos nos dois turnos. O objetivo das oficinas é o desenvolvimento pessoal dos participantes, sem o intuito de profissionalização. Neste ano, as atividades encerram no dia 15 de dezembro, sendo que as oficinas serão retomadas em janeiro e as apresentações do espetáculo recomeçam em fevereiro de 2011. 

História – O Circo da Cidade anima os bairros curitibanos há mais de 30 anos, constituindo-se em importante instrumento do município para a valorização da cultura local. Oferecendo oficinas de artes circenses e dando espaço para as manifestações artísticas das comunidades, é uma valiosa referência nos locais em que se instala e, em muitos casos, uma semente produtiva, capaz de revelar novos talentos.

Ao longo dos anos, o Circo da Cidade se adequou às políticas culturais, mas sempre manteve a disposição de atendimento à população da periferia. A revitalização do projeto Circo da Cidade tornou-se realidade em 2008, por meio de edital do Fundo Municipal da Cultura da Prefeitura de Curitiba, ganhando o nome de Circo da Cidade “Zé Priguiça”, em homenagem ao palhaço Zé Priguiça, personagem do artista curitibano Pedro Irineu dos Santos, falecido em 2001.
 
Atualmente instalado no Alto Boqueirão, o Circo da Cidade cumprirá novos trajetos, percorrendo todas as Regionais curitibanas e desenvolvendo suas atividades durante dois anos em cada endereço.

Serviço:

Circo da Cidade “Zé Priguiça”
Temporada do espetáculo “GiraMundi”,  promovido pela Associação dos Profissionais da Área Artística do Paraná – Aspart, com a participação da Cia. La Arena, de Buenos Aires (Argentina), até o dia 11 de dezembro de 2010.

Local: Rua Benedicto Siqueira Branco, s/n – Alto Boqueirão (próximo ao Armazém da Família Jardim Paranaense) – telefone: (41) 3287-5307
Sessões às quintas-feiras e sextas-feiras, às 10h e às 15h, para escolas municipais, e aos sábados, às 15h, para toda a comunidade, com entrada franca.

 

  • Compartilhe