Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Vale do Pinhão

Worktiba debate Saúde Mental e Economia Solidária voltadas à inovação

05/07/2018 17:08:00

Os temas Economia Solidária e Saúde Mental foram trabalhados em conjunto na tarde desta quarta-feira (5/7) no Worktiba Barigui, o primeiro coworking público do Brasil. O encontro faz parte do ciclo semanal de palestras SÓMEI que tem por objetivo motivar e capacitar empreendedores, além de trazer para o debate público temas relacionados a inovação e o desenvolvimento da cidade.

A palestra foi apresentada pela terapeuta ocupacional e mestranda em psicologia Isabela Perotti, que explicou como funciona a economia solidária que tem como foco principal o ser humano e não o capital financeiro em si.

A metodologia de autogestão da economia solidária promove conexões e desenvolvimento das pessoas com várias esferas de conhecimento e experiências, como é o caso da Associação Vida Arte e Reinserção (Assoviar). “Entendemos que a inteligência coletiva supera a inteligência individual, isto é, cada associado tem algo a oferecer para contribuir nas estratégias de comercialização, ou mesmo na solução de conflitos, por exemplo”, afirmou ela.

Perotti também ressaltou a importância da inclusão social  pela via do trabalho emancipado com base na economia solidária, em particular para pessoas que realizaram ou realizam tratamento de saúde mental, como uma etapa importante para a reabilitação psicossocial. 

“A geração de renda, especialmente, através da economia solidária promove um lugar com valor social de muito significado para essas pessoas. Para haver reabilitação psicossocial, os cenários - casa, rede social e trabalho - precisam estar previstos em um projeto terapêutico singular. Logo, espaços que acolham essas pessoas, por meio de uma identidade diferente daquela em função do diagnóstico psiquiátrico, mas sim, em mérito às habilidades e competências produtivas e singulares dos indivíduos é um grande avanço no desenvolvimento econômico e social da nossa comunidade”, explicou.

Serviço
Quem quiser saber mais sobre o tema, pode entrar em contato com a especialista no e-mail isabelaperotti@icloud.com ou assoviar.arte@gmail.com.

A próxima palestra SÓMEI será na quinta-feira (12/7), às 15h, com o tema “Então você quer empreender?” com o coworker e empreendedor do Worktiba Antal Varga.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484